sicnot

Perfil

Economia

BCE deixa taxas de juro inalteradas em mínimos históricos

O Banco Central Europeu (BCE) deixou hoje as taxas de juro inalteradas, depois do corte decidido em março para níveis historicamente baixos, com a taxa diretora em zero.

(REUTERS/ ARQUIVO)

A taxa de juro aplicável aos depósitos mantém-se em -0,40% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez manteve-se em 0,25%.

No comunicado divulgado após a reunião de política monetária do BCE, que decorreu em Viena, não foi feita qualquer referência a medidas sobre a banca grega, ao contrário do que era esperado por alguns observadores.

O texto refere que a partir de dia 08 começam as aquisições ao abrigo do programa de compra de ativos do setor empresarial e que a 22 de junho realizará a primeira operação de refinanciamento de prazo alargado, medidas que tinham sido anunciadas em março, quando o BCE decidiu reforçar as medidas de estímulo.

O presidente do BCE, Mario Draghi, vai dar uma conferência de imprensa às 13:30 (hora de Lisboa) para explicar as decisões desta reunião.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.