sicnot

Perfil

Economia

BCE deixa taxas de juro inalteradas em mínimos históricos

O Banco Central Europeu (BCE) deixou hoje as taxas de juro inalteradas, depois do corte decidido em março para níveis historicamente baixos, com a taxa diretora em zero.

(REUTERS/ ARQUIVO)

A taxa de juro aplicável aos depósitos mantém-se em -0,40% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez manteve-se em 0,25%.

No comunicado divulgado após a reunião de política monetária do BCE, que decorreu em Viena, não foi feita qualquer referência a medidas sobre a banca grega, ao contrário do que era esperado por alguns observadores.

O texto refere que a partir de dia 08 começam as aquisições ao abrigo do programa de compra de ativos do setor empresarial e que a 22 de junho realizará a primeira operação de refinanciamento de prazo alargado, medidas que tinham sido anunciadas em março, quando o BCE decidiu reforçar as medidas de estímulo.

O presidente do BCE, Mario Draghi, vai dar uma conferência de imprensa às 13:30 (hora de Lisboa) para explicar as decisões desta reunião.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.