sicnot

Perfil

Economia

BCE deixa taxas de juro inalteradas em mínimos históricos

O Banco Central Europeu (BCE) deixou hoje as taxas de juro inalteradas, depois do corte decidido em março para níveis historicamente baixos, com a taxa diretora em zero.

(REUTERS/ ARQUIVO)

A taxa de juro aplicável aos depósitos mantém-se em -0,40% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez manteve-se em 0,25%.

No comunicado divulgado após a reunião de política monetária do BCE, que decorreu em Viena, não foi feita qualquer referência a medidas sobre a banca grega, ao contrário do que era esperado por alguns observadores.

O texto refere que a partir de dia 08 começam as aquisições ao abrigo do programa de compra de ativos do setor empresarial e que a 22 de junho realizará a primeira operação de refinanciamento de prazo alargado, medidas que tinham sido anunciadas em março, quando o BCE decidiu reforçar as medidas de estímulo.

O presidente do BCE, Mario Draghi, vai dar uma conferência de imprensa às 13:30 (hora de Lisboa) para explicar as decisões desta reunião.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32