sicnot

Perfil

Economia

Costa quer Portugal na linha da frente da nova revolução industrial

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que Portugal tem que estar na linha da frente da nova revolução industrial e anunciou a criação de dois programas nacionais que deverão contribuir para atingir esse desígnio.

ANT\303\223NIO COTRIM

"Esta é de facto a oportunidade que temos de, pela primeira vez, estarmos na primeira linha de uma revolução industrial, onde aquilo que é essencial é a qualificação [dos recursos humanos]", afirmou.

Nesse sentido, segundo informou, o Governo tem já preparados dois programas nacionais que devem contribuir para a "atração de investimento e de fixação de quadros qualificados": um deles - "o Programa Nacional Start-Up" - será lançado na próxima segunda-feira.

"Em julho lançaremos o Indústria 4.0", acrescentou.

António Costa falava no Fundão, distrito de Castelo Branco, na inauguração da segunda fase do Centro de Negócios do Fundão e da visita que realizou à multinacional Altran, empresa da área das novas tecnologias e serviços partilhados que está no Fundão há tês anos e que ocupa parte substancial deste centro.

Depois de ter ficado a conhecer alguns projetos ali desenvolvidos e de ter conversado com alguns dos colaboradores da empresa, António Costa mostrou-se muito satisfeito com o exemplo dado e destacou que a aposta que tem sido feita na qualificação é um capital que Portugal tem de aproveitar.

"Não poderemos ser competitivos com base em baixos salários", afirmou.

O primeiro-ministro, também referiu que hoje o "túnel" já não se coloca entre o Litoral e o Interior, mas sim entre Portugal e a Europa, por isso, defendeu, a forma de "reequilibrar" as diferenças e de reduzir os impactos da vaga de emigração jovem é a aposta na qualificação e também na reconversão laboral para áreas como as novas tecnologias.

Como exemplo, apontou o caso dos engenheiros civis, que podem não encontrar trabalho na respetiva área, mas que, caso apostem na reconversão, poderão ter "enormes oportunidades".

"Desde que me demonstraram que é possível formar em programação um jurista, já considero que não será impossível fazê-lo em qualquer área de formação", disse.

Garantiu ainda que fica muito entusiasmado ao ver exemplos como o que lhe foi deixado pelo Município do Fundão.

Sentimento que, acredita, poderá ser partilhado pelo Presidente da República quando Marcelo Rebelo de Sousa ficar a conhecer o espaço: "Quando vier aqui encerrar o Congresso da união das Misericórdias [que está a decorrer no Fundão] têm que lhe mostrar este outro lado do país, que eu tenho certeza que ele também partilhará do entusiasmo e ganhará ainda maior otimismo".

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC