sicnot

Perfil

Economia

Costa quer Portugal na linha da frente da nova revolução industrial

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que Portugal tem que estar na linha da frente da nova revolução industrial e anunciou a criação de dois programas nacionais que deverão contribuir para atingir esse desígnio.

ANT\303\223NIO COTRIM

"Esta é de facto a oportunidade que temos de, pela primeira vez, estarmos na primeira linha de uma revolução industrial, onde aquilo que é essencial é a qualificação [dos recursos humanos]", afirmou.

Nesse sentido, segundo informou, o Governo tem já preparados dois programas nacionais que devem contribuir para a "atração de investimento e de fixação de quadros qualificados": um deles - "o Programa Nacional Start-Up" - será lançado na próxima segunda-feira.

"Em julho lançaremos o Indústria 4.0", acrescentou.

António Costa falava no Fundão, distrito de Castelo Branco, na inauguração da segunda fase do Centro de Negócios do Fundão e da visita que realizou à multinacional Altran, empresa da área das novas tecnologias e serviços partilhados que está no Fundão há tês anos e que ocupa parte substancial deste centro.

Depois de ter ficado a conhecer alguns projetos ali desenvolvidos e de ter conversado com alguns dos colaboradores da empresa, António Costa mostrou-se muito satisfeito com o exemplo dado e destacou que a aposta que tem sido feita na qualificação é um capital que Portugal tem de aproveitar.

"Não poderemos ser competitivos com base em baixos salários", afirmou.

O primeiro-ministro, também referiu que hoje o "túnel" já não se coloca entre o Litoral e o Interior, mas sim entre Portugal e a Europa, por isso, defendeu, a forma de "reequilibrar" as diferenças e de reduzir os impactos da vaga de emigração jovem é a aposta na qualificação e também na reconversão laboral para áreas como as novas tecnologias.

Como exemplo, apontou o caso dos engenheiros civis, que podem não encontrar trabalho na respetiva área, mas que, caso apostem na reconversão, poderão ter "enormes oportunidades".

"Desde que me demonstraram que é possível formar em programação um jurista, já considero que não será impossível fazê-lo em qualquer área de formação", disse.

Garantiu ainda que fica muito entusiasmado ao ver exemplos como o que lhe foi deixado pelo Município do Fundão.

Sentimento que, acredita, poderá ser partilhado pelo Presidente da República quando Marcelo Rebelo de Sousa ficar a conhecer o espaço: "Quando vier aqui encerrar o Congresso da união das Misericórdias [que está a decorrer no Fundão] têm que lhe mostrar este outro lado do país, que eu tenho certeza que ele também partilhará do entusiasmo e ganhará ainda maior otimismo".

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC