sicnot

Perfil

Economia

Primeiras notas de plástico do Reino Unido entram em circulação em setembro

O Reino Unido vai colocar em circulação em 13 de setembro a sua primeira emissão de notas de plástico, anunciou hoje o Banco de Inglaterra.

SIMON DAWSON / POOL

O desenho das novas notas, de cinco libras, será uma homenagem ao estadista britânico Winston Churchill.

O rosto do antigo primeiro-ministro vai decorar o reverso das notas de plástico, que no verso terão o tradicional retrato da rainha Isabel II e uma imagem da torre Big Ben, um dos monumentos mais emblemáticos de Londres.

A sessão de apresentação da emissão em plástico aconteceu hoje no Palácio de Blenheim, local de nascimento de Winston Churchill e foi presidida pelo governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney.

A nova nota vai ter uma dimensão 15% menor do que a atual e, segundo o Banco de Inglaterra, vai durar mais do dobro das notas fabricadas com papel e algodão, vai manter-se mais limpa e incluirá novos elementos de segurança, que tornarão mais difícil a falsificação.

"A nova 'fiver' (nota de cinco libras) vai comemorar os sucessos do único primeiro-ministro britânico que ganhou o Prémio Nobel da Literatura (em 1953) e um dos maiores homens de Estado de todos os tempos, Winston Churchill", afirmou Mark Carney.

Carney sustentou que as notas são um "repositório da memória coletiva do Reino Unido".

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52