sicnot

Perfil

Economia

Primeiras notas de plástico do Reino Unido entram em circulação em setembro

O Reino Unido vai colocar em circulação em 13 de setembro a sua primeira emissão de notas de plástico, anunciou hoje o Banco de Inglaterra.

SIMON DAWSON / POOL

O desenho das novas notas, de cinco libras, será uma homenagem ao estadista britânico Winston Churchill.

O rosto do antigo primeiro-ministro vai decorar o reverso das notas de plástico, que no verso terão o tradicional retrato da rainha Isabel II e uma imagem da torre Big Ben, um dos monumentos mais emblemáticos de Londres.

A sessão de apresentação da emissão em plástico aconteceu hoje no Palácio de Blenheim, local de nascimento de Winston Churchill e foi presidida pelo governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney.

A nova nota vai ter uma dimensão 15% menor do que a atual e, segundo o Banco de Inglaterra, vai durar mais do dobro das notas fabricadas com papel e algodão, vai manter-se mais limpa e incluirá novos elementos de segurança, que tornarão mais difícil a falsificação.

"A nova 'fiver' (nota de cinco libras) vai comemorar os sucessos do único primeiro-ministro britânico que ganhou o Prémio Nobel da Literatura (em 1953) e um dos maiores homens de Estado de todos os tempos, Winston Churchill", afirmou Mark Carney.

Carney sustentou que as notas são um "repositório da memória coletiva do Reino Unido".

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.