sicnot

Perfil

Economia

BPI, Santander e BCP pedem acesso aos dados do Novo Banco

A SIC apurou que para além do BCP, do BPI e do Santander Totta, há mais três investidores na corrida: a Apollo, a dona da Tranquilidade e o fundo de investimento Cerebrus, ambos americanos.

© Rafael Marchante / Reuters

Todos os interessados já pediram para ter acesso ao dossier da venda.

Trata-se de informação financeira confidencial sobre o banco, a que só têm acesso os candidatos à compra.

Para já, nenhum é obrigado a apresentar uma proposta.

Os interessados têm até ao final de junho para fazer uma proposta, altura em que o Banco de Portugal vai decidir se vende o Novo Banco a um investidor estratégico ou através de uma dispersão em bolsa.

No caso do BPI e do Santander é a segunda vez que tentam o negócio.

Na primeira tentativa de venda, o banco de Fernando Ulrich foi afastado porque o valor que ofereceu foi considerado insuficiente.

Já o Santander passou à fase seguinte, mas acabou por não apresentar uma proposta vinculativa.

  • "Devemos ter uma atitude aberta a todas as soluções" para o Novo Banco
    10:38

    Economia

    António Costa considera que a atitude a ter perante a situação do Novo Banco deve ser a de abertura a todas as soluções e optar pela que resultar em menos custos para os contribuintes. Sobre a criação do "banco mau", durante a entrevista desta noite na SIC e SIC Notícias, o primeiro-ministro disse que o Governo e o Banco de Portugal têm estado a trabalhar desde janeiro e que o relatório final deverá ser apresentado a 16 de junho. Também questionado sobre a Caixa Geral de Depósitos, garantiu que "a opção é manter a Caixa como um banco 100% público" e que "tal como não deve ser favorecido, um banco público não deve ser prejudicado."

  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14