sicnot

Perfil

Economia

BPI, Santander e BCP pedem acesso aos dados do Novo Banco

A SIC apurou que para além do BCP, do BPI e do Santander Totta, há mais três investidores na corrida: a Apollo, a dona da Tranquilidade e o fundo de investimento Cerebrus, ambos americanos.

© Rafael Marchante / Reuters

Todos os interessados já pediram para ter acesso ao dossier da venda.

Trata-se de informação financeira confidencial sobre o banco, a que só têm acesso os candidatos à compra.

Para já, nenhum é obrigado a apresentar uma proposta.

Os interessados têm até ao final de junho para fazer uma proposta, altura em que o Banco de Portugal vai decidir se vende o Novo Banco a um investidor estratégico ou através de uma dispersão em bolsa.

No caso do BPI e do Santander é a segunda vez que tentam o negócio.

Na primeira tentativa de venda, o banco de Fernando Ulrich foi afastado porque o valor que ofereceu foi considerado insuficiente.

Já o Santander passou à fase seguinte, mas acabou por não apresentar uma proposta vinculativa.

  • "Devemos ter uma atitude aberta a todas as soluções" para o Novo Banco
    10:38

    Economia

    António Costa considera que a atitude a ter perante a situação do Novo Banco deve ser a de abertura a todas as soluções e optar pela que resultar em menos custos para os contribuintes. Sobre a criação do "banco mau", durante a entrevista desta noite na SIC e SIC Notícias, o primeiro-ministro disse que o Governo e o Banco de Portugal têm estado a trabalhar desde janeiro e que o relatório final deverá ser apresentado a 16 de junho. Também questionado sobre a Caixa Geral de Depósitos, garantiu que "a opção é manter a Caixa como um banco 100% público" e que "tal como não deve ser favorecido, um banco público não deve ser prejudicado."

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.