sicnot

Perfil

Economia

BPI, Santander e BCP pedem acesso aos dados do Novo Banco

A SIC apurou que para além do BCP, do BPI e do Santander Totta, há mais três investidores na corrida: a Apollo, a dona da Tranquilidade e o fundo de investimento Cerebrus, ambos americanos.

© Rafael Marchante / Reuters

Todos os interessados já pediram para ter acesso ao dossier da venda.

Trata-se de informação financeira confidencial sobre o banco, a que só têm acesso os candidatos à compra.

Para já, nenhum é obrigado a apresentar uma proposta.

Os interessados têm até ao final de junho para fazer uma proposta, altura em que o Banco de Portugal vai decidir se vende o Novo Banco a um investidor estratégico ou através de uma dispersão em bolsa.

No caso do BPI e do Santander é a segunda vez que tentam o negócio.

Na primeira tentativa de venda, o banco de Fernando Ulrich foi afastado porque o valor que ofereceu foi considerado insuficiente.

Já o Santander passou à fase seguinte, mas acabou por não apresentar uma proposta vinculativa.

  • "Devemos ter uma atitude aberta a todas as soluções" para o Novo Banco
    10:38

    Economia

    António Costa considera que a atitude a ter perante a situação do Novo Banco deve ser a de abertura a todas as soluções e optar pela que resultar em menos custos para os contribuintes. Sobre a criação do "banco mau", durante a entrevista desta noite na SIC e SIC Notícias, o primeiro-ministro disse que o Governo e o Banco de Portugal têm estado a trabalhar desde janeiro e que o relatório final deverá ser apresentado a 16 de junho. Também questionado sobre a Caixa Geral de Depósitos, garantiu que "a opção é manter a Caixa como um banco 100% público" e que "tal como não deve ser favorecido, um banco público não deve ser prejudicado."

  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.