sicnot

Perfil

Economia

Comissão considera óbvias conclusões sobre descida dos preços nas ex-SCUT

A Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23 considerou hoje "óbvias" as conclusões do estudo sobre a descida dos preços nas antigas Scut e disse que a solução mais benéfica é acabar com as portagens.

(Lusa)

(Lusa)

Arménio Belo

Um estudo da Infraestruturas de Portugal, encomendado pelo anterior Governo, sobre a descida dos preços nas antigas Scut, defende que a medida aumentaria as receitas com portagens, informação confirmada pelo atual executivo.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da comissão, Francisco Almeida, recordou um estudo mais antigo feito por uma equipa de investigação do Algarve, segundo o qual "as autoestradas sem custos para os utilizadores tinham um efeito muito significativo da economia e no arrecadar de impostos".

"Se a economia mexer e crescer é evidente que há também um efeito na arrecadação dos impostos por parte do Governo", frisou.

Francisco Almeida lembrou que a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23 sempre disse "que as portagens estavam a afetar significativamente o desenvolvimento das regiões do interior do país e que acabar com elas teria um efeito muito positivo na economia e nas finanças públicas".

"Claro que não é uma coisa que aconteça no primeiro ano, mas a médio prazo terá um efeito muito positivo na economia", sublinhou.

Portanto, na sua opinião, este estudo hoje divulgado pela TSF não avança nenhum dado que surpreenda.

"Eu bem percebo que este estudo é para preparar essa medida do Governo (de descida do preço das portagens). Não somos tolinhos e dizemos que qualquer redução do custo é melhor do que mantê-lo como está, mas a solução que as gentes das Beiras precisam é que acabem com as portagens na A25, A24 e A23", acrescentou.

O estudo foi realizado a pedido do anterior Governo PSD-CDS, embora as suas conclusões nunca tenham sido conhecidas, nem sido colocadas em prática, surgindo agora, numa altura em que o atual executivo já anunciou que vai descer as portagens em algumas Scut (vias sem custos para o utilizador), embora ainda não tenha revelado quando, nem os valores.

Segundo a TSF, que fez vários cálculos, juntando os resultados estimados para as sete Scut, o cenário é o de que a receita global aumentaria cerca de 22 milhões de euros, sendo que apenas duas das sete autoestradas dariam menos dinheiro do que se os preços ficassem iguais, sem descidas.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.