sicnot

Perfil

Economia

Portugal bem na produção de energia renovável, mal no uso de carro individual

Portugal trabalhou bem na produção de energia a partir de renováveis e na qualidade da água da torneira, mas tem uma utilização de carros individuais "absurdamente elevada" e muito lixo depositado em aterro, disse hoje o ministro do Ambiente.

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

"Há setores onde Portugal tem caminhado bem, na produção de energia por fontes renováveis somos um país que se destaca pela positiva na Europa", e a qualidade da água para consumo humano nas torneiras "atinge valores de excelente qualidade em 99,9% dos casos", afirmou o governante.

"Há outros casos onde isto não só não é tão positivo como é negativo, como a percentagem de deslocações feitas em transporte individual que é absurdamente elevada neste país, a intensidade energética dos transportes e dos edifícios é muito elevada e muito mais elevada que nos outros países da Europa", continuou João Matos Fernandes.

A percentagem de resíduos depositados em aterro ronda os 42% e "as nossas metas são muito mais baixas que essas", alertou ainda.

João Matos Fernandes falava aos jornalistas em Lisboa, no final da apresentação do Relatório do Estado do Ambiente (REA) 2015, um documento já disponível no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que reúne informação sobre várias áreas, como águas balneares, ruído, qualidade do ar, biodiversidade ou resíduos, referente a 2014.

Lusa

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08