sicnot

Perfil

Economia

Portugal bem na produção de energia renovável, mal no uso de carro individual

Portugal trabalhou bem na produção de energia a partir de renováveis e na qualidade da água da torneira, mas tem uma utilização de carros individuais "absurdamente elevada" e muito lixo depositado em aterro, disse hoje o ministro do Ambiente.

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

"Há setores onde Portugal tem caminhado bem, na produção de energia por fontes renováveis somos um país que se destaca pela positiva na Europa", e a qualidade da água para consumo humano nas torneiras "atinge valores de excelente qualidade em 99,9% dos casos", afirmou o governante.

"Há outros casos onde isto não só não é tão positivo como é negativo, como a percentagem de deslocações feitas em transporte individual que é absurdamente elevada neste país, a intensidade energética dos transportes e dos edifícios é muito elevada e muito mais elevada que nos outros países da Europa", continuou João Matos Fernandes.

A percentagem de resíduos depositados em aterro ronda os 42% e "as nossas metas são muito mais baixas que essas", alertou ainda.

João Matos Fernandes falava aos jornalistas em Lisboa, no final da apresentação do Relatório do Estado do Ambiente (REA) 2015, um documento já disponível no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que reúne informação sobre várias áreas, como águas balneares, ruído, qualidade do ar, biodiversidade ou resíduos, referente a 2014.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51