sicnot

Perfil

Economia

Santander investigado em Espanha por branqueamento no HSBC

Agentes da Unidade Central Operativa da Guarda Civil espanhola apresentaram-se hoje na Cidade Financeira do Banco Santander em Boadilla del Monte (Madrid) para pedir documentação relacionada com a "Lista Falciani", disseram à EFE fontes da investigação.

© Marcelo del Pozo / Reuters

A ação da Guarda Civil acontece em virtude de um requerimento da Procuradoria Anticorrupção sob a investigação dirigida pelo juiz de instrução número cinco da Audiência Nacional, José de la Mata, sobre um possível branqueamento de capitais no banco britânico HSBC.

Fontes jurídicas acrescentaram que o pedido se refere a algumas das contas correntes das quais o juíz De la Mata tinha pedido informação nas suas pesquisas sobre a "Lista Falciani" que se encontra em segredo de justiça.

Por sua vez, fontes do Banco Santander - contactadas pela EFE - recusaram fazer comentários sobre esta operação.

O informático Hervé Falciani é conhecido pela lista de presumidos evasores fiscais elaborada com os dados a que acedeu entre 2006 e 2008, quando trabalhou na filial suíça do banco britânico HSBC em Genebra.

Os dados bancários de milhares de contribuintes com contas suspeitas de evasão fiscal foram detetados, graças a Falciani, pela justiça francesa e enviados a países com os quais o estado francês tem acordos de cooperação fiscal, entre eles Espanha.

Calcula-se que na lista há 3.000 contas do banco HSBC pertencentes a 659 contribuintes espanhóis.

Lusa

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".