sicnot

Perfil

Economia

Centeno quer investimento estrangeiro para recuperar economia

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, defendeu hoje num encontro com investidores em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que o "investimento estrangeiro é uma componente central da recuperação económica portuguesa".

© Rafael Marchante / Reuters

O ministro participa hoje num fórum internacional que decorre no Harvard Club, em Manhattan, sobre Portugal e as relações económicas com os Estados Unidos e que reúne cerca de 110 investidores, empresários, responsáveis políticos e economistas.

"Temos empresas portugueses aqui estabelecidas que provam que é possível ter sucesso num mercado tão competitivo e complexo como é o mercado dos Estados Unidos", disse ainda o ministro.

Numa curta intervenção, Mário Centeno apontou "uma excelente rede de infraestruturas", "uma nova geração altamente educada" e "um clima de estabilidade social e política" como argumentos para investir em Portugal.

A iniciativa do encontro é da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) com a colaboração da Câmara Luso-Americana de Comércio.

O evento encerra com a participação do senador estadual Jack Martins, que concorre em Novembro ao Congresso federal, e do embaixador de Portugal nos EUA, Domingos Fezas Vital.

Lusa

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Erdogan apela ao reconhecimento de Jerusalém Oriental como capital
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28