sicnot

Perfil

Economia

Mário Centeno diz que "espaço para a Europa crescer é muito grande"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta terça-feira em Nova Iorque num encontro com investidores que o "espaço para a Europa crescer é muito grande".

© Rafael Marchante / Reuters

"Ainda temos muitos assuntos que precisam ser discutidos e resolvidos, mas o espaço para a Europa crescer é muito grande", disse Mário Centeno.

O responsável participa nos Pan European Days, uma iniciativa da bolsa portuguesa que promove encontros entre investidores e empresas do PSI20 (principal índice da Bolsa de Lisboa) em Nova Iorque e Boston, além de um conjunto de palestras.

Falando sobre o meio milhão de pessoas que abandonou o país durante a crise, o ministro lembrou que "historicamente todos os surtos de emigração são seguidos por uma procura no mercado de trabalho."

"A procura chegará", disse.

O responsável lembrou ainda a vantagem da União Europeia sobre os EUA como um espaço diversificado, o que permite diminuir os riscos para os investidores, e deu como exemplo o mercado de trabalho.

"Na Europa, somos muito mais móveis em termos de trabalho do que nos EUA. (...) Os salários em Mississípi são dois terços do que são em Boston. Os salários em Lisboa são um terço do que são em Paris", disse.

No mesmo painel, dedicado ao tema do investimento na Europa, participou ainda o diretor do Banco de Investimento Europeu, Thomas C. Barrett, e o ministro das Finanças belga, Johan Van Overtveldt.

A discussão chegou ao tema dos acordos de comércio internacionais, que têm sido cada vez mais questionados na Europa e nos Estados Unidos.

"É o maior erro que podemos fazer neste momento (adotar uma política protecionista). Fechar fronteiras só terá um efeito: reduzir os rendimentos nos dois lados da fronteira", disse Centeno.

Num segundo momento do painel participou também José Maria Ricciardi, presidente executivo do banco Haitong, que adquiriu o BES Investimento no ano passado.

Questionado pelo moderador como o Governo português veria a entrada de capital chinês num grande e saudável banco português, Mário Centeno garantiu que não haveria qualquer problema.

"(Investimento estrangeiro) é muito importante para nós. Numa perspetiva de mercado, não vejo qualquer problema com isso", disse o ministro.

A tarde de hoje e quarta-feira serão inteiramente dedicados a reuniões entre empresas e investidores. O mesmo acontece na quinta-feira, mas já em Boston.

As empresas portuguesas presentes são a Altri, BPI, CTT, EDP, Galp Energia, Jerónimo Martins, Millennium BCP, Mota Engil, Nos, REN, Sonae e The Navigator Group.

Lusa

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.