sicnot

Perfil

Economia

Metade da riqueza mundial está nas mãos de milionários

Os milionários representam apenas 1% da população global, mas partilham perto de metade da riqueza privada mundial, de acordo com um relatório anual da empresa de consultoria Boston Consulting Group publicado hoje.

© Leonhard Foeger / Reuters

No total, 18,5 milhões de famílias ricas detêm 47% da riqueza acumulada em rendimentos, depósitos bancários ou títulos bolsistas, com 78,8 biliões de dólares, indica o relatório.

Os Estados Unidos são o país com mais famílias milionárias (8 milhões), seguindo-se a China (2 milhões), mas proporcionalmente é no Liechtenstein e na Suíça que estão mais presentes.

Segundo o relatório, em 2015, a riqueza privada mundial aumentou a um ritmo mais lento, de 5,2%, contra o crescimento de 7% em 2014, o que se deve à turbulência financeira, à instabilidade política e sanções económicas.

"O avanço da riqueza privada mundial perdeu velocidade em 2015, principalmente nos mercados desenvolvidos", resumiram os analistas do Boston Consulting Group.

De acordo com o relatório, a riqueza acumulada em centros "offshore" subiu 3% no espaço de um ano, atingindo 10 biliões de dólares e a Suíça continua como o destino favorito das grandes fortunas.

O relatório considera que este setor deve continuar a aumentar nos próximos anos, apesar das "medidas de regulação que visam combater a evasão fiscal".

Lusa

  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • E agora?
    15:07
  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.