sicnot

Perfil

Economia

Metade da riqueza mundial está nas mãos de milionários

Os milionários representam apenas 1% da população global, mas partilham perto de metade da riqueza privada mundial, de acordo com um relatório anual da empresa de consultoria Boston Consulting Group publicado hoje.

© Leonhard Foeger / Reuters

No total, 18,5 milhões de famílias ricas detêm 47% da riqueza acumulada em rendimentos, depósitos bancários ou títulos bolsistas, com 78,8 biliões de dólares, indica o relatório.

Os Estados Unidos são o país com mais famílias milionárias (8 milhões), seguindo-se a China (2 milhões), mas proporcionalmente é no Liechtenstein e na Suíça que estão mais presentes.

Segundo o relatório, em 2015, a riqueza privada mundial aumentou a um ritmo mais lento, de 5,2%, contra o crescimento de 7% em 2014, o que se deve à turbulência financeira, à instabilidade política e sanções económicas.

"O avanço da riqueza privada mundial perdeu velocidade em 2015, principalmente nos mercados desenvolvidos", resumiram os analistas do Boston Consulting Group.

De acordo com o relatório, a riqueza acumulada em centros "offshore" subiu 3% no espaço de um ano, atingindo 10 biliões de dólares e a Suíça continua como o destino favorito das grandes fortunas.

O relatório considera que este setor deve continuar a aumentar nos próximos anos, apesar das "medidas de regulação que visam combater a evasão fiscal".

Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46