sicnot

Perfil

Economia

Metade da riqueza mundial está nas mãos de milionários

Os milionários representam apenas 1% da população global, mas partilham perto de metade da riqueza privada mundial, de acordo com um relatório anual da empresa de consultoria Boston Consulting Group publicado hoje.

© Leonhard Foeger / Reuters

No total, 18,5 milhões de famílias ricas detêm 47% da riqueza acumulada em rendimentos, depósitos bancários ou títulos bolsistas, com 78,8 biliões de dólares, indica o relatório.

Os Estados Unidos são o país com mais famílias milionárias (8 milhões), seguindo-se a China (2 milhões), mas proporcionalmente é no Liechtenstein e na Suíça que estão mais presentes.

Segundo o relatório, em 2015, a riqueza privada mundial aumentou a um ritmo mais lento, de 5,2%, contra o crescimento de 7% em 2014, o que se deve à turbulência financeira, à instabilidade política e sanções económicas.

"O avanço da riqueza privada mundial perdeu velocidade em 2015, principalmente nos mercados desenvolvidos", resumiram os analistas do Boston Consulting Group.

De acordo com o relatório, a riqueza acumulada em centros "offshore" subiu 3% no espaço de um ano, atingindo 10 biliões de dólares e a Suíça continua como o destino favorito das grandes fortunas.

O relatório considera que este setor deve continuar a aumentar nos próximos anos, apesar das "medidas de regulação que visam combater a evasão fiscal".

Lusa

  • "O que mais tem havido nesta altura são respostas precipitadas"
    7:21

    Opinião

    Foi um "debate contigo" o de hoje, no Parlamento, sobretudo no frente-a-frente entre António Costa e Passos Coelho, na opinião de Bernardo Ferrão. O subdiretor de informação da SIC sublinha uma declaração "mortal" do primeiro-ministro, quando este disse que "ninguém quer respostas precipitadas". Por outro lado, a comissão técnica independente pedida pelo PSD pode virar-se contra o próprio partido.

    Bernardo Ferrão

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.

  • Companhia aérea obriga deficiente físico a entrar no avião sem ajuda

    Mundo

    Um homem com uma deficiência física que o obriga a andar numa cadeira de rodas foi obrigado a subir sozinho as escadas de um avião da companhia aérea Vanilla Air. Hideto Kijima deparou-se com a situação quando estava a embarcar da ilha de Amami para Osaka, no Japão, com vários amigos que foram proibidos de o ajudar.