sicnot

Perfil

Economia

"Retoma ainda está na infância", diz ministro das Finanças

O ministro das Finanças diz que Portugal "atravessa um processo de retoma que ainda está na infância" e que "a estabilidade política é uma garantia". São declarações de Mário Centeno num jantar em Nova Iorque, ontem, que encerrou um fórum internacional sobre Portugal e as relações económicas com os Estados Unidos.

OLIVIER HOSLET

"A retoma é tímida, muito recente e segue-se a um período de performance muito fraco no segundo semestre de 2015", acrescentou o ministro.

O ministro participava num jantar que encerrou um fórum internacional sobre Portugal e as relações económicas com os Estados Unidos. O encontro reuniu cerca de 110 investidores, empresários, responsáveis políticos e economistas no Harvard Club, em Manhattan.

Para o encontro, Centeno levou a mensagem de que "Portugal é um ambiente estável para os investidores", que "a reforma da administração pública está a avançar" e que "o plano nacional de reformas terá os resultados previstos".

"A estabilidade política é uma garantia em Portugal. Não temos as ameaças da extrema esquerda ou direita, como em outros países, e há um diálogo permanente com os parceiros sociais", explicou o ministro.

Durante o evento da Câmara Luso-Americana de Comércio, que contou com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o ministro disse que "depois de seis meses, já é possível desfazer algumas das ideias feitas que existiam no inicio" sobre o Governo do Partido Socialista.

"Estamos comprometidos em conquistar capital [de confiança] junto das instituições da União Europeia. Não estamos a desvalorizar riscos ou ignorar a dívida. Estamos a ser cautelosos e estamos atentos a riscos externos e internos", disse Centeno.

Aos investidores presentes, o ministro garantiu ainda que "a execução orçamental está a ser rigorosamente cumprida", com "um controlo muito rigoroso da despesa" e que em alguns pontos, como na cobrança fiscal, "está acima do previsto no orçamento."

Falando dos cerca de 250 mil jovens que abandonaram o país nos últimos anos, Centeno disse que "o Governo quer criar as condições para que tomem uma decisão informada sobre onde querem ficar e quer que esse lugar seja Portugal."

"Temos uma população jovem muito bem formada, a par dos mais altos 'standards' internacionais, e precisamos arranjar lugar para ela no mercado de trabalho. É também por isso que o investimento internacional, de empresas maduras e bem organizadas, é tão importante", explicou.

Na terça-feira, Centeno participa nos Pan European Days, uma iniciativa da Bolsa Portuguesa que promove cerca de uma centena de encontros em Boston e Nova Iorque entre empresas do PSI20 (principal índice da Bolsa de Lisboa) e investidores, além de um conjunto de palestras.

Com Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.