sicnot

Perfil

Economia

Ucrânia pretende retomar compra de gás à Rússia

A Ucrânia pretende retomar, a partir de julho, a compra de gás à Rússia, depois de a ter suspendido para privilegiar o abastecimento através de países europeus, disse hoje o gigante russo Gazprom.

O Presidente ucraniano afirmou hoje que Kiev e Moscovo não alcançaram um acordo para resolver o diferendo sobre o fornecimento de gás russo à Ucrânia, manifestando, porém, esperança de que os dois países vão encontrar uma solução em breve.

O Presidente ucraniano afirmou hoje que Kiev e Moscovo não alcançaram um acordo para resolver o diferendo sobre o fornecimento de gás russo à Ucrânia, manifestando, porém, esperança de que os dois países vão encontrar uma solução em breve.

© Gleb Garanich / Reuters

Contudo, a empresa de gás ucraniana Naftogaz frisou que o negócio só avança se obtiver um preço satisfatório.

"Recebemos (segunda-feira) uma carta oficial da direção da Naftogaz a pedir para retomar as entregas de gás russo", referiu o diretor-geral da Gazprom, Alexei Miller, em comunicado.

"Ela respeita a nove meses: o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017", acrescentou.

O 'patrão' da Gazprom considerou que a mudança de posição da Naftogaz "é compreensível", tendo em conta o declínio registado recentemente nas compras dos países europeus.

À televisão ucraniana, o diretor-geral da Naftogaz, Andrii Kobolev, confirmou na segunda-feira à noite que a empresa pretende "retomar as compras do gás russo no terceiro trimestre".

"Se a Gazprom aceitar mudanças temporárias no contrato em vigor e, neste caso em particular, se o preço for mais baixo do que o oferecido no lado europeu, será de bom senso comprar-lhe o gás para minimizar os gastos dos consumidores", explicou.

Nos últimos meses, a Ucrânia tem-se abastecido principalmente a partir de Eslováquia, Polónia e Hungria

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.