Ucrânia pretende retomar compra de gás à Rússia
07.06.2016 13h28
A Ucrânia pretende retomar, a partir de julho, a compra de gás à Rússia, depois de a ter suspendido para privilegiar o abastecimento através de países europeus, disse hoje o gigante russo Gazprom.

O Presidente ucraniano afirmou hoje que Kiev e Moscovo não alcançaram um acordo para resolver o diferendo sobre o fornecimento de gás russo à Ucrânia, manifestando, porém, esperança de que os dois países vão encontrar uma solução em breve.
© Gleb Garanich / Reuters
Contudo, a empresa de gás ucraniana Naftogaz frisou que o negócio só avança se obtiver um preço satisfatório.
"Recebemos (segunda-feira) uma carta oficial da direção da Naftogaz a pedir para retomar as entregas de gás russo", referiu o diretor-geral da Gazprom, Alexei Miller, em comunicado.
"Ela respeita a nove meses: o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017", acrescentou.
O 'patrão' da Gazprom considerou que a mudança de posição da Naftogaz "é compreensível", tendo em conta o declínio registado recentemente nas compras dos países europeus.
À televisão ucraniana, o diretor-geral da Naftogaz, Andrii Kobolev, confirmou na segunda-feira à noite que a empresa pretende "retomar as compras do gás russo no terceiro trimestre".
"Se a Gazprom aceitar mudanças temporárias no contrato em vigor e, neste caso em particular, se o preço for mais baixo do que o oferecido no lado europeu, será de bom senso comprar-lhe o gás para minimizar os gastos dos consumidores", explicou.
Nos últimos meses, a Ucrânia tem-se abastecido principalmente a partir de Eslováquia, Polónia e Hungria
Na Homepage
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 1:23
INEM já não vai ser multado por excesso de velocidade durante uma emergência
Os condutores do INEM já não vão ser multados por excesso de velocidade durante as emergências. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária recuou na medida conhecida na quarta-feira.
19.04.2018 às 19h29
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
-
-
-
-
-
Human Rights Watch elogia Portugal por vencer a crise sem rejeitar a democracia
19.04.2018 às 17h21
-
Trump diz que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba, após a eleição de Miguel Díaz-Canel como sucessor de Raúl Castro na presidência do país.
19.04.2018 às 20h14
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31