sicnot

Perfil

Economia

Volkswagen vai chamar às oficinas 1,1 milhões de veículos

A Volkswagen informou hoje que as autoridades alemãs aprovaram soluções técnicas para 1,1 milhões de veículos do grupo afetados pela manipulação das emissões de gases poluentes.

© Suzanne Plunkett / Reuters

Na sequência da decisão do regulador alemão de transporte automobilístico (KBA), o grupo tem luz verde para chamar às oficinas mais 1,1 milhões de veículos comerciais da Volkswagen e da Audi.

Na semana passada, as autoridades alemãs autorizaram soluções técnicas para os modelos Passat, CC e Eos, também com um motor TDI EA 189 de 2,0 litros.

Serão chamados à revisão os modelos Golf, Passat e Tiguan da Volkswagen e ao A4, A5, A6 e Q5, da Audi. Os motores díesel de 1,2 litros, 1,6 litros e 2 litros necessitam de uma atualização de 'software' que, segundo a Volkswagen, se realiza em menos de meia hora.

A Volkswagen, recentemente envolvida num escândalo mundial de manipulação de emissões poluentes em motores diesel anunciou, a 31 de maio último, uma queda nos lucros de 20,1%, para 2,31 mil milhões de euros, no período de janeiro a março, registando-se uma quebra de 3,4% nas vendas, para 50,96 mil milhões de euros.

Apesar do escândalo, divulgado em setembro de 2015 e relativo aos 11 milhões de motores diesel identificados com defeito, o número de veículos vendidos pela empresa alemã Volkswagen subiu 0,8%, para 2.508 milhões de unidades em todo o mundo.

Lusa

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.