sicnot

Perfil

Economia

BE tem discordâncias com Governo sobre CGD e quer conhecer as contas do banco

A líder do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje, em Santarém, que o seu partido tem discordâncias quanto à CGD com o Governo e que este terá que, "mais cedo do que tarde, explicar exatamente as contas" do banco.

Frisando que para o BE a prioridade "é garantir que há uma recapitalização pública" da Caixa, Catarina Martins explicitou que isso "não significa concordar com tudo no que diz respeito à Caixa Geral de Depósitos (CGA) ou à forma como está a ser gerida".

"O Governo terá mais cedo do que tarde explicar exatamente as contas da Caixa, como é que lá chegámos e como é que estamos. As responsabilidades não são deste Governo, bem sabemos que vêm de trás e não só do Governo anterior, mas também de outros antes, mas é bom que seja tudo esclarecido", disse, durante uma visita à Feira Nacional da Agricultura.

Pedindo que não se misture "o que não deve ser misturado" -- a questão da capitalização com os salários dos gestores -, por ser "uma boa forma de levar as pessoas a aceitarem o que querem e o que não querem", Catarina Martins afirmou que "no discurso sobre a CGD existe uma enorme pressão da direita e da Comissão Europeia, que sempre teve o plano da privatização da Caixa embora tenha sido obrigada a recuar".

Para a porta-voz do BE, a direita e a CE "mantêm ideologicamente esse programa de que não possa existir uma banca pública" e "farão tudo contra a ideia da recapitalização pública" da Caixa.

"Ou seja, a mesma direita e a mesma Comissão Europeia que viu com tão bons olhos a recapitalização pública de bancos privados quer agora atacar a capitalização pública do banco publico. Isto é inaceitável. Portugal precisa de um banco público", acrescentou.

Sobre os salários dos gestores públicos, Catarina Martins reafirmou que devem existir "regras bastante apertadas", adiantando que nesta matéria o BE "não se limita a discordar do Governo" pois tem neste momento na Assembleia da República um projeto de lei sobre a limitação dos salários dos gestores públicos que, "se for aprovado, implica a todos, inclusivamente aos da CGD".

A líder do Bloco de Esquerda visitou hoje a Feira Nacional da Agricultura, que decorre até domingo no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.