sicnot

Perfil

Economia

Fisco fiscaliza em "larga escala" veículos de mercadorias e de passageiros em junho

A Autoridade Tributária anunciou hoje ter em curso este mês uma operação de "larga escala" a veículos de mercadorias e de passageiros, para controlar documentos de transporte e de faturação de mercadorias e a utilização indevida de gasóleo colorido.

O Executivo vai criar descontos para as transportadoras de mercadorias em postos de gasolina em três zonas de fronteira com Espanha e nas antigas SCUT do interior.

O Executivo vai criar descontos para as transportadoras de mercadorias em postos de gasolina em três zonas de fronteira com Espanha e nas antigas SCUT do interior.

O objetivo da operação, explica a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), numa nota do Ministério das Finanças hoje divulgada, é cumprir o objetivo estratégico de combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras e à economia paralela.

"Estão a ser desenvolvidas, durante o mês de junho, ações no terreno, em larga escala, a nível nacional, nas vertentes tributária e aduaneira, incidindo sobre o controlo de bens em circulação nas principais vias rodoviárias", lê-se naquela nota.

A AT definiu os veículos de mercadorias em geral, bem como os veículos automóveis ligeiros, como alvos preferenciais das suas ações que visam, nomeadamente, controlar documentos de transporte e de faturação, mercadorias sujeitas a Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), designadamente Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos (ISP) e, ainda, a utilização indevida de gasóleo colorido e marcado.

O Ministério das Finanças, naquela nota, dá ainda conta que esta é "uma de muitas ações" que vêm sendo desenvolvidas e que estão em curso e já programadas um conjunto de "outras ações" no mesmo âmbito.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.