sicnot

Perfil

Economia

Moody's mantém rating do BCP

A agência Moody's manteve o rating do Banco Comercial Português (BCP) em B1, com perspetiva estável, admitindo que a nota pode ser revista caso o banco avance com a compra do Novo Banco.

© Hugo Correia / Reuters

Para a manutenção do rating, a agência de notação financeira tem em conta também a revisão em alta do baseline credit assessment (BCA), ou seja a qualidade de crédito de uma instituição financeira por si só sem contar com eventuais ajudas de Estado, que passou de caa1 para b3.

"No geral, a Moody's considera que a capacidade de absorção do risco do BCP é muito modesta quando comparada com outros grandes bancos europeus. No entanto, a agência espera que o banco seja capaz de conseguir uma almofada de capital adicional sem requerer apoio externo", afirma, em comunicado.

A ação de rating desta terça-feira da Moody's não teve em consideração o impacto potencial da compra do Novo Banco, que o BCP já admitiu publicamente vir a tentar comprar.

"Hoje, o BCP não está autorizado a avançar com qualquer aquisição e que a Comissão Europeia tem de levantar a proibição antes de o banco apresentar formalmente uma proposta para o Novo Banco. Caso o BCP receba as autorizações relevantes e avance com uma oferta formal, a Moody's vai analisar as implicações dessa transação no perfil de crédito do BCP", afirma a agência.

A Moody's lembra ainda que o BCP ainda tem de devolver cerca de 750 milhões de euros em Cocos (em instrumentos de capital contingentes) prestados pelo Estado português em 2012, o que tem de acontecer antes de meados de 2017.

Isto também terá um impacto no rating atribuído pela Moody's ao banco.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.