sicnot

Perfil

Economia

Moody's mantém rating do BCP

A agência Moody's manteve o rating do Banco Comercial Português (BCP) em B1, com perspetiva estável, admitindo que a nota pode ser revista caso o banco avance com a compra do Novo Banco.

© Hugo Correia / Reuters

Para a manutenção do rating, a agência de notação financeira tem em conta também a revisão em alta do baseline credit assessment (BCA), ou seja a qualidade de crédito de uma instituição financeira por si só sem contar com eventuais ajudas de Estado, que passou de caa1 para b3.

"No geral, a Moody's considera que a capacidade de absorção do risco do BCP é muito modesta quando comparada com outros grandes bancos europeus. No entanto, a agência espera que o banco seja capaz de conseguir uma almofada de capital adicional sem requerer apoio externo", afirma, em comunicado.

A ação de rating desta terça-feira da Moody's não teve em consideração o impacto potencial da compra do Novo Banco, que o BCP já admitiu publicamente vir a tentar comprar.

"Hoje, o BCP não está autorizado a avançar com qualquer aquisição e que a Comissão Europeia tem de levantar a proibição antes de o banco apresentar formalmente uma proposta para o Novo Banco. Caso o BCP receba as autorizações relevantes e avance com uma oferta formal, a Moody's vai analisar as implicações dessa transação no perfil de crédito do BCP", afirma a agência.

A Moody's lembra ainda que o BCP ainda tem de devolver cerca de 750 milhões de euros em Cocos (em instrumentos de capital contingentes) prestados pelo Estado português em 2012, o que tem de acontecer antes de meados de 2017.

Isto também terá um impacto no rating atribuído pela Moody's ao banco.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.