sicnot

Perfil

Economia

Sindicato preocupado com eventual despedimento de 2000 trabalhadores na Caixa

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) mostrou-se preocupado com o eventual despedimento de 2.000 trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), afirmando que esse corte "seria brutal" no banco.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"Há três anos que esse número tem vindo a ser apontado. A CGD tem vindo a reduzir os seus trabalhadores, nomeadamente com o Programa Horizonte. Mas nós analisamos sempre essas hipóteses com preocupação", afirmou esta terça-feira o presidente do SBSI.

Rui Riso comentava assim o número avançado pelo comentador Marques Mendes, que no fim de semana disse que o aumento de capital na CGD será mesmo de 4.000 milhões de euros, mas que implicará um plano de reestruturação que envolve o despedimento de 2.000 trabalhadores em três anos e a saída do banco do mercado espanhol.

"Se se confirmar esse número, vai ser brutal", considerou Rui Riso, criticando a banca por não se ter conseguido adaptar a "este novo modelo", a uma "baixa assinalável da atividade económica e bancária", também devido à "falha de confiança" dos clientes com as mais recentes quedas de bancos portugueses e às regras europeias que, disse, "estão a espartilhar" os bancos.

O sindicalista lembrou ainda que nos últimos anos, o BPI perdeu 700 trabalhadores e o Barclays perdeu 1.000, e afirmou: "A confirmar-se, vamos assegurar que o impacto seja o menor possível. Quer na quantidade, quer na qualidade".

O primeiro-ministro considerou hoje que está quase concluído com a União Europeia o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Ministério das Finanças remeteu para as entidades competentes o apuramento das responsabilidades civis e criminais sobre os eventuais créditos concedidos pelo banco "sem a devida avaliação" antes da recapitalização de 2012.

Lusa

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela.