sicnot

Perfil

Economia

Cristas diz que o investimento em Portugal "cai escandalosamente"

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, confrontou esta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa, com o investimento em Portugal que, exibindo um gráfico do Eurostat, afirmou tem vindo a cair "escandalosamente".

JO\303\203O RELVAS

"Este gráfico não é meu, é do Eurostat e mostra a comparação do comportamento do investimento nos vários países no primeiro trimestre de 2016, comparando com o primeiro trimestre de 2015. O que se vê é que Portugal é o país que apresenta o pior resultado, menos 2,5% de investimento quando quase todos os outros estão a crescer e alguns a crescer muito bem", afirmou Assunção Cristas exibindo o gráfico.

No debate quinzenal com o Governo, no parlamento, o primeiro-ministro salientou, na resposta, dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) da produção industrial a subir 6,4% em cadeia, "o segundo melhor desempenho de toda a Europa", crescimento no turismo, nas exportações (se deduzidos os combustíveis), a baixa do défice comercial, o aumento da confiança dos consumidores do indicador de clima económico.

Assunção Cristas insistiu: "Não consegue explicar com tantas boas notícias como cai o investimento, e cai tão escandalosamente", disse.

Já na reta final do debate quinzenal, quando só faltavam intervir "Os Verdes" e o PAN, a líder centrista começou por sublinhar que António Costa "continua sem responder sobre a Caixa Geral de Depósitos, se o montante [da recapitalização] é de 4 mil milhões de euros, se é outro, se vai ao défice, se vai à dívida, como é que isto vai impactar nas nossas contas".

"Nós naturalmente estaremos ao lado daqueles, como o PSD, que querem comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, seja ou não seja potestativa. Não nos interessa olhar para o passado apenas, interessa-nos olhar para o presente e para o que o senhor primeiro-ministro quer fazer da Caixa Geral de Depósitos", afirmou.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.