sicnot

Perfil

Economia

Cristas diz que o investimento em Portugal "cai escandalosamente"

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, confrontou esta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa, com o investimento em Portugal que, exibindo um gráfico do Eurostat, afirmou tem vindo a cair "escandalosamente".

JO\303\203O RELVAS

"Este gráfico não é meu, é do Eurostat e mostra a comparação do comportamento do investimento nos vários países no primeiro trimestre de 2016, comparando com o primeiro trimestre de 2015. O que se vê é que Portugal é o país que apresenta o pior resultado, menos 2,5% de investimento quando quase todos os outros estão a crescer e alguns a crescer muito bem", afirmou Assunção Cristas exibindo o gráfico.

No debate quinzenal com o Governo, no parlamento, o primeiro-ministro salientou, na resposta, dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) da produção industrial a subir 6,4% em cadeia, "o segundo melhor desempenho de toda a Europa", crescimento no turismo, nas exportações (se deduzidos os combustíveis), a baixa do défice comercial, o aumento da confiança dos consumidores do indicador de clima económico.

Assunção Cristas insistiu: "Não consegue explicar com tantas boas notícias como cai o investimento, e cai tão escandalosamente", disse.

Já na reta final do debate quinzenal, quando só faltavam intervir "Os Verdes" e o PAN, a líder centrista começou por sublinhar que António Costa "continua sem responder sobre a Caixa Geral de Depósitos, se o montante [da recapitalização] é de 4 mil milhões de euros, se é outro, se vai ao défice, se vai à dívida, como é que isto vai impactar nas nossas contas".

"Nós naturalmente estaremos ao lado daqueles, como o PSD, que querem comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, seja ou não seja potestativa. Não nos interessa olhar para o passado apenas, interessa-nos olhar para o presente e para o que o senhor primeiro-ministro quer fazer da Caixa Geral de Depósitos", afirmou.

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.