sicnot

Perfil

Economia

Portugal volta hoje aos mercados para angariar até 1.000 M€

Portugal realiza hoje dois leilões de Bilhetes do Tesouro, pretendendo angariar nos mercados financeiros internacionais entre 750 e mil milhões de euros, anunciou o IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

(Lusa/ Arquivo)

Na passada sexta-feira, o IGCP anunciou que vão realizar-se esta manhã, pelas 10:30, "dois leilões das linhas de BT (Bilhetes do Tesouro) com maturidades em 23 de setembro de 2016 e 19 de maio de 2017, com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e 1000 milhões de euros".

Este leilão realiza-se quase uma semana depois de o IGCP ter colocado 600 milhões de euros em Obrigações de Tesouro (OT) a cinco anos à taxa de juro de 1,843% e 400 milhões de euros em OT a nove anos a 2,859%.

Portugal colocou, na semana passada 600 milhões de euros em Obrigações de Tesouro (OT) a cinco anos à taxa de juro de 1,843% e 400 milhões de euros em OT a nove anos a 2,859%.

Segundo a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na Bloomberg, a taxa de juro da emissão de OT a cinco anos variou ligeiramente em relação ao anterior leilão comparável, já que passou de 1,84% para 1,843%.

O total de propostas da emissão de OT a cinco anos atingiu 1.185 milhões de euros, 1,98 vezes o montante colocado.

No anterior leilão de OT a cinco anos, que ocorreu em 23 de março, o IGCP colocou 504 milhões de euros a uma taxa de juro de 1,84%.

Em relação ao prazo de nove anos, o anterior leilão ocorreu em 08 de outubro de 2014, tendo o IGCP colocado 1.000 milhões de euros a uma taxa de juro de 1,85%.

Contudo, em 11 de maio último, o IGCP colocou no mercado 1.150 milhões de euros em OT a dez anos a uma taxa de juro de 3,252%.

Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46