sicnot

Perfil

Economia

Christine Lagarde incentiva a Alemanha a gastar mais

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, incentivou a Alemanha a estimular o crescimento sendo mais generosa na sua despesa pública e abrindo o mercado de serviços.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© STRINGER Peru / Reuters

"A política monetária não pode fazer mais (...). As políticas orçamentais e estruturais devem ser intensificadas para estimular a procura global e o potencial de crescimento", declarou Lagarde num discurso em Oslo.

Lagarde apontou como exemplo a Alemanha, maior economia europeia, para a qual o FMI prevê um crescimento de 1,5% em 2016.

"A Alemanha pode utilizar a sua margem de manobra orçamental para compensar a falta de investimento nacional e abrir os seus mercados de serviços para encorajar a concorrência", explicou.

Lusa

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48