sicnot

Perfil

Economia

Crescimento do crédito faz aumentar procura de casas em Portugal

A procura de casas em Portugal aumentou em abril deste ano, "ao ritmo mais elevado dos últimos sete meses", devido ao crescimento da concessão de crédito, segundo o mais recente inquérito 'Portuguese Housing Market Survey' (PHMS), hoje divulgado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stephane Mahe / Reuters

Com base nas respostas de 150 inquiridos de empresas do setor imobiliário, a colocação de imóveis em oferta aumentou em abril deste ano, pelo quarto mês consecutivo, embora "a dinâmica da procura continue a superar a da oferta".

O aumento da procura de casas refletiu-se "positivamente" nas vendas realizadas, com o ritmo de crescimento a acelerar de forma sólida ao longo do mês de abril e em todas as regiões abrangidas pelo inquérito PHMS: Lisboa, Porto e Algarve.

Um dos principais impulsionadores deste aumento da procura de casas é "o crescimento da concessão de crédito à habitação", indicou o inquérito, explicando que a aceleração da atividade transacional vai permitir acentuar também o movimento de recuperação e de evolução dos preços.

Para os mediadores, promotores e proprietários, o preço das casas vai aumentar "em torno dos 3% nos próximos 12 meses", revelou o inquérito PHMS de abril.

Sobre o crescimento da procura de casas, o diretor da empresa de informação Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, disse que "os novos empréstimos atingiram 491 milhões de euros em março, mais do que duplicando no espaço de um ano", acrescentando que, ao mesmo tempo, os 'spreads' estão a baixar e os bancos estão a adotar uma postura comercial mais agressiva.

Já o economista do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), Simon Rubinsohn, frisou que "a confiança dos consumidores continua próxima dos máximos pós-crise, apesar da aceleração da economia se manter modesta".

Em relação ao mercado de arrendamento, os empresários do setor imobiliário indicam que "a procura por potenciais arrendatários continuou a crescer em abril", sublinhando que nesse mês registou-se o ritmo mais rápido de crescimento verificado desde outubro de 2011.

De acordo com o inquérito, a procura no mercado de arrendamento não tem sido acompanhada pela oferta, explicando que existem "novas instruções pelos proprietários a seguir em sentido inverso".

"Fruto deste desencontro entre a oferta e a procura, os valores das rendas voltaram a aumentar pelo 11º mês consecutivo", concluiu o inquérito, referindo que os empresários do setor imobiliário preveem que estes valores continuem a crescer ao longo dos próximos três meses.

O PHMS é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário e o RICS, para publicação de um Índice de Confiança e de Expectativas nas regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC