sicnot

Perfil

Economia

Crescimento do crédito faz aumentar procura de casas em Portugal

A procura de casas em Portugal aumentou em abril deste ano, "ao ritmo mais elevado dos últimos sete meses", devido ao crescimento da concessão de crédito, segundo o mais recente inquérito 'Portuguese Housing Market Survey' (PHMS), hoje divulgado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stephane Mahe / Reuters

Com base nas respostas de 150 inquiridos de empresas do setor imobiliário, a colocação de imóveis em oferta aumentou em abril deste ano, pelo quarto mês consecutivo, embora "a dinâmica da procura continue a superar a da oferta".

O aumento da procura de casas refletiu-se "positivamente" nas vendas realizadas, com o ritmo de crescimento a acelerar de forma sólida ao longo do mês de abril e em todas as regiões abrangidas pelo inquérito PHMS: Lisboa, Porto e Algarve.

Um dos principais impulsionadores deste aumento da procura de casas é "o crescimento da concessão de crédito à habitação", indicou o inquérito, explicando que a aceleração da atividade transacional vai permitir acentuar também o movimento de recuperação e de evolução dos preços.

Para os mediadores, promotores e proprietários, o preço das casas vai aumentar "em torno dos 3% nos próximos 12 meses", revelou o inquérito PHMS de abril.

Sobre o crescimento da procura de casas, o diretor da empresa de informação Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, disse que "os novos empréstimos atingiram 491 milhões de euros em março, mais do que duplicando no espaço de um ano", acrescentando que, ao mesmo tempo, os 'spreads' estão a baixar e os bancos estão a adotar uma postura comercial mais agressiva.

Já o economista do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), Simon Rubinsohn, frisou que "a confiança dos consumidores continua próxima dos máximos pós-crise, apesar da aceleração da economia se manter modesta".

Em relação ao mercado de arrendamento, os empresários do setor imobiliário indicam que "a procura por potenciais arrendatários continuou a crescer em abril", sublinhando que nesse mês registou-se o ritmo mais rápido de crescimento verificado desde outubro de 2011.

De acordo com o inquérito, a procura no mercado de arrendamento não tem sido acompanhada pela oferta, explicando que existem "novas instruções pelos proprietários a seguir em sentido inverso".

"Fruto deste desencontro entre a oferta e a procura, os valores das rendas voltaram a aumentar pelo 11º mês consecutivo", concluiu o inquérito, referindo que os empresários do setor imobiliário preveem que estes valores continuem a crescer ao longo dos próximos três meses.

O PHMS é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário e o RICS, para publicação de um Índice de Confiança e de Expectativas nas regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.