sicnot

Perfil

Economia

Economia portuguesa em debate no Parlamento

Economia portuguesa em debate no Parlamento

O ministro da Economia esteve hoje no Parlamento para um debate sobre a economia e as empresas, agendado pelo Partido Socialista. Caldeira Cabral ouviu críticas das bancadas da direita, que falaram em degradação dos indicadores económicos e, o ministro acabou a rir-se com uma intervenção da bancada do CDS.

  • Governo vai lançar medidas para simplificar a vida às empresas

    Economia

    O Governo vai implementar 131 medidas para simplificar a vida às empresas. O ministro da Economia diz que o objetivo é simplificar a burocracia, criar emprego e reduzir a necessidade das empresas de recorrerem à banca. Entre as mais de cem medidas, vai ser mais fácil fazer aumentos de capital dentro das sociedades, vai ser criado um mecanismo para alertar as empresas que estão a ficar em dificuldades, e vão ser criados fundos de investimento para financiar diretamente as PME. Também vai ser mais fácil para as pequenas empresas entrarem em bolsa. Algumas medidas já estão em vigor, mas a maior parte estará no orçamento do próximo ano.

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.