sicnot

Perfil

Economia

Portugal e Venezuela vão avançar com novos projetos de cooperação bilateral

Portugal e a Venezuela vão avançar com novos acordos de cooperação bilateral, avançou hoje a ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, após um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva.

A ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, encontrou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva.

A ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, encontrou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva.

© Marco Bello / Reuters

"Tivemos uma excelente reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, com quem abordámos a ampla cooperação entre os nossos países", afirma a ministra na sua conta no Twitter.

Sem precisar o lugar onde decorreu o encontro, a ministra publica várias fotos, nas quais é possível ver também o embaixador da Venezuela em Lisboa, Lucas Rincón Romero.

"Chegámos a um acordo para avançar com novos projetos enquadrados na Agenda Económica Bolivariana. Também chegámos a acordo para realizar, brevemente, uma (reunião da) comissão mista entre as nossas nações, para fortalecer as nossas relações", escreveu.

Segundo a ministra, houve ainda um encontro com o candidato português a secretário-geral da Organização das Nações Unidas e ex-primeiro-ministro de Portugal, António Guterres.

Lisboa e Caracas esperam avançar com novas negociações em matéria de construção de infraestruturas e da montagem de computadores portáteis, segundo fontes não oficiais.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.