sicnot

Perfil

Economia

Criação de empresas do setor têxtil aumentou na última década

As exportações contribuíram para um aumento de 7% do volume de negócios do setor têxtil em 2014, ano em que o número de empresas criadas foi também superior ao das que cessaram atividade, segundo o Banco de Portugal.

A análise setorial da indústria dos têxteis e vestuário realizada pelo Banco de Portugal (BdP) para o período 2010-2015 e hoje divulgada indica que o número de empresas em atividade cresceu 1,9% em 2014 (mais 0,4 pontos percentuais do que o total das empresas), em contraste com a redução verificada em 2010 (6%).

Em 2014 foram criadas neste setor 1,35 empresas novas por cada uma que cessou atividade.

A indústria dos têxteis e vestuário integrava, nesse ano, 6,5 mil empresas (aproximadamente 2% das empresas em Portugal), representando cerca de 5% do número de pessoas ao serviço e 2% do volume de negócios.

Cerca de 60% destas empresas eram microempresas e 39% pequenas e médias empresas (PME).

A faturação desta indústria cresceu 7% em 2014 (9% no "vestuário" e 5% nos "têxteis") e tem sido impulsionada pelo mercado externo.

Em 2014, as vendas ao exterior contribuíram com quatro pontos percentuais para o crescimento do volume de negócios e representavam 59% do total.

Nesse ano, o setor exportador compreendia 19% do número de empresas, 56% do número de pessoas ao serviço e 77% do volume de negócios das empresas de têxteis e vestuário.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..