sicnot

Perfil

Economia

Criação de empresas do setor têxtil aumentou na última década

As exportações contribuíram para um aumento de 7% do volume de negócios do setor têxtil em 2014, ano em que o número de empresas criadas foi também superior ao das que cessaram atividade, segundo o Banco de Portugal.

A análise setorial da indústria dos têxteis e vestuário realizada pelo Banco de Portugal (BdP) para o período 2010-2015 e hoje divulgada indica que o número de empresas em atividade cresceu 1,9% em 2014 (mais 0,4 pontos percentuais do que o total das empresas), em contraste com a redução verificada em 2010 (6%).

Em 2014 foram criadas neste setor 1,35 empresas novas por cada uma que cessou atividade.

A indústria dos têxteis e vestuário integrava, nesse ano, 6,5 mil empresas (aproximadamente 2% das empresas em Portugal), representando cerca de 5% do número de pessoas ao serviço e 2% do volume de negócios.

Cerca de 60% destas empresas eram microempresas e 39% pequenas e médias empresas (PME).

A faturação desta indústria cresceu 7% em 2014 (9% no "vestuário" e 5% nos "têxteis") e tem sido impulsionada pelo mercado externo.

Em 2014, as vendas ao exterior contribuíram com quatro pontos percentuais para o crescimento do volume de negócios e representavam 59% do total.

Nesse ano, o setor exportador compreendia 19% do número de empresas, 56% do número de pessoas ao serviço e 77% do volume de negócios das empresas de têxteis e vestuário.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.