sicnot

Perfil

Economia

Libra valoriza-se sustentada por sondagens que dão vitória à permanência na UE

A libra esterlina revalorizou-se hoje face ao dólar e ao euro em Londres depois das últimas sondagens apontarem para uma vantagem da permanência do Reino Unido na União Europeia no referendo de quinta-feira.

reuters

A libra subiu hoje no mercado de divisas de Londres para 1,463 dólares, mais 1,94%, e para 1,291 euros, mais 1,52%, e também se valorizou nos mercados asiáticos.

Duas sondagens publicadas durante o fim de semana no Reino Unido apontam para uma consolidação do apoio dos eleitores britânicos ao "remain" (permanência) do Reino Unido na União Europeia (UE) no referendo da próxima quinta-feira.

A moeda britânica tinha-se desvalorizado na semana passada depois de vários dias em que as sondagens apontavam para uma vitória do 'brexit' (saída) no referendo.

A bolsa de Londres também estava hoje a meio da manhã em forte alta, com o principal indicador, FTSE-100, que inclui as principais empresas do Reino Unido, a subir 160,72 pontos, mais 2,67%, para 6.181,81 pontos.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, a favor da permanência na UE, já tinha indicado que uma eventual saída do bloco europeu poderia criar uma desaceleração económica, com um duro impacto para as empresas e para as famílias britânicas

  • Sondagens indicam empate técnico no referendo sobre o Brexit
    2:31

    Brexit

    No Reino Unido, e depois de três dias de luto pela morte de Jo Cox, foi retomada a campanha para o referendo à saída do país da União Europeia. As últimas sondagens indicam um empate técnico com pelo menos oito por cento dos eleitores indecisos. Um cartaz anti-imigração provocou a polémica e a divisão entre os opositores da Europa.

  • Novas sondagens dão vitória do "sim" na permanência do Reino Unido na UE

    Brexit

    No Reino Unido, as últimas sondagens começam a apontar para uma inversão na tendência de voto do referendo à permanência na União Europeia. Até agora, todas as sondagens da Yougov para o The Times diziam que a maioria dos britânicos defendia a saída.46 contra 39% dos eleitores estavam a favor do "Brexit".O novo inquérito revela agora que 44% dos ingleses são a favor da permanência.

  • Marcelo promete entregar carta de menina com paralisia cerebral ao primeiro-ministro
    3:05

    País

    O Presidente da República está preocupado com os cuidadores dos cidadãos que precisam de cuidados paliativos. No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Casa do Tejo, em Algés, onde três famílias de crianças com paralisia cerebral e outros problemas de saúde são recebidas em conjunto com os pais para que toda a famíla possa receber apoio de técnicos especializados. O Presidente recebeu uma carta de uma menina de 5 anos, com paralisia cerebral, e prometeu que a vai entregar ao primeiro-ministro, para que seja aberta uma porta legislativa mais larga para os problemas das pessoas deficientes.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02