sicnot

Perfil

Economia

Libra valoriza-se sustentada por sondagens que dão vitória à permanência na UE

A libra esterlina revalorizou-se hoje face ao dólar e ao euro em Londres depois das últimas sondagens apontarem para uma vantagem da permanência do Reino Unido na União Europeia no referendo de quinta-feira.

reuters

A libra subiu hoje no mercado de divisas de Londres para 1,463 dólares, mais 1,94%, e para 1,291 euros, mais 1,52%, e também se valorizou nos mercados asiáticos.

Duas sondagens publicadas durante o fim de semana no Reino Unido apontam para uma consolidação do apoio dos eleitores britânicos ao "remain" (permanência) do Reino Unido na União Europeia (UE) no referendo da próxima quinta-feira.

A moeda britânica tinha-se desvalorizado na semana passada depois de vários dias em que as sondagens apontavam para uma vitória do 'brexit' (saída) no referendo.

A bolsa de Londres também estava hoje a meio da manhã em forte alta, com o principal indicador, FTSE-100, que inclui as principais empresas do Reino Unido, a subir 160,72 pontos, mais 2,67%, para 6.181,81 pontos.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, a favor da permanência na UE, já tinha indicado que uma eventual saída do bloco europeu poderia criar uma desaceleração económica, com um duro impacto para as empresas e para as famílias britânicas

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58