sicnot

Perfil

Economia

Túnel do Marão com meio milhão de euros de receita num mês

O Túnel do Marão garantiu uma receita de meio milhão de euros com portagens no primeiro mês de funcionamento desta nova autoestrada, que liga Amarante a Vila Real, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

O Túnel do Marão abriu ao trânsito a 8 de maio, horas depois de ter sido inaugurado pelo primeiro-ministro, António Costa. Foi num domingo e, logo nesse dia, o túnel com quase seis quilómetros foi atravessado por 17.826 viaturas.

Segundo a IP, desde a abertura ao trânsito e até ao dia 08 de junho foram mais de 332 mil os veículos a circular no túnel.

A empresa frisou, em comunicado enviado à agência Lusa, que, "desde o início da entrada em exploração do empreendimento do Túnel do Marão, foi já obtida uma receita de cerca de 500 mil euros com portagem".

As portagens cobradas na nova autoestrada vão dos 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

A IP considerou que "o elevado nível de circulação, 11.090 veículos por dia, são bem demonstrativo da grande importância da nova ligação rodoviária para toda a região".

Acrescentou que "boa parte do atual volume de tráfego resulta ainda da vontade dos automobilistas em conhecer de perto esta imponente obra da engenharia portuguesa, pois é precisamente aos fins de semana que a nova ligação rodoviária entre Amarante e Vila Real é mais utilizada, superando os 12 mil veículos diários".

Nos dias úteis da semana, em que a maioria das deslocações é feita de, para e em trabalho, o tráfego médio situa-se um pouco acima dos nove mil veículos diários, um valor que está "em linha com as estimativas delineadas pela IP".

Simultaneamente o Itinerário Principal 4 (IP4), aquela que foi durante quase três décadas a principal via de acesso de Trás-os-Montes ao litoral, registou uma quebra acentuada no volume de tráfego, verificando-se claramente uma transferência do trânsito para a nova autoestrada.


Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16