sicnot

Perfil

Economia

Walmart alia-se a empresa chinesa para desafiar monopólio da Alibaba

A multinacional Walmart assinou um acordo de parceria para entrar na estrutura acionista da empresa de comércio eletrónico chinesa JD, visando desafiar o monopólio da gigante Alibaba na China.

© Kim Kyung Hoon / Reuters

O acordo, anunciado num comunicado conjunto, supõe que a Walmart transfira o controlo da empresa de comércio eletrónico Yiahaodian para a JD, principal rival da Alibaba.

Em troca, o grupo norte-americano fica com uma participação de cinco por cento - valorizada em 1.500 milhões de dólares - na empresa chinesa.

A Walmart obtém ainda direitos especiais nas diferentes plataformas da JD, onde terá uma loja virtual, beneficiando assim da maior implementação e rede de distribuição da empresa local para ganhar terreno no comércio 'online' chinês, que representa 40% do conjunto mundial.

O acordo permite à JD controlar a Yihaodian, uma empresa rival no setor que, ainda que com uma cota de mercado inferior, é uma marca popular em alguns segmentos.

A Walmart entrou na estrutura acionista da Yihaodian em 2012 e, posteriormente, aumentou a sua participação até ter uma participação maioritária.

Em comunicado, o presidente da Walmart, Doug McMillion, destacou o "potencial" que a nova aliança cria para ambas as empresas.

Já Richard Liu, CEO da JD, mostrou-se confiante em que o acordo elevará o comércio eletrónico chinês para um novo patamar.

Estima-se que a Alibaba, fundada por Jack Ma, o segundo homem mais rico do país, controle 90% do comércio eletrónico da China.

A JD, que tem sede em Pequim mas que, à semelhança da sua rival, está cotada na bolsa de Nova Iorque e cresceu nos últimos trimestres a um ritmo mais rápido do que a Alibaba.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.