sicnot

Perfil

Economia

Consumo de combustíveis volta a subir em maio

O consumo mensal de combustível aumentou 2,2% em maio face ao mês homólogo de 2015, de acordo com a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), impulsionado pelo consumo de gasóleo.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

De acordo com o relatório mensal da ENMC, o consumo mensal de gasolina e gasóleo aumentou 2,2% face ao mês homólogo do ano anterior, mas foi ainda assim inferior aos consumos nos dois anos anteriores, 2014 e 2013, em 1,0% e 2,1%, respetivamente.

Comparando com o mês anterior, o consumo mensal de gasolina e gasóleo aumentou 1,9%.

Em termos desagregados, o consumo de gasolina em maio foi de 87.593 toneladas, um acréscimo de 0,2% face a maio de 2015, e o consumo mensal de gasóleo foi de 392.852 toneladas, mais 2,6% do que no período homólogo.

Em termos acumulados, nos primeiros cinco meses, trata-se de uma descida de 2% no consumo da gasolina e de uma subida de 1,5% no consumo do gasóleo quando comparados o período homólogo de 2015.

Lusa

  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08
  • Reveladas escutas telefónicas entre Sócrates e Ricardo Salgado
    2:39

    Operação Marquês

    Após ser detido em 2014, Ricardo Salgado recebeu uma chamada de José Sócrates a dar o seu apoio. Nas escutas é possível perceber que o antigo primeiro-ministro fala de admiração pelo ex-banqueiro, depois de Sócrates ter garantido, na semana passada na RTP, que a relação com Ricardo Salgado era apenas institucional. Noutra conversa de Sócrates, desta vez com o advogado Daniel Proença de Carvalho, o ex-primeiro-ministro criticou Marcelo Rebelo de Sousa, quando este ainda era comentador e tinha comentado a queda do BES.