sicnot

Perfil

Economia

Principais empresários britânicos apelam à permanência na UE

Líderes das principais empresas britânicas instaram hoje os cidadãos britânicos a votarem esta quinta-feira pela permanência do Reino Unido na União Europeia, em nome do emprego e do comércio.

reuters

Numa carta aberta divulgada hoje pelo "The Times", os responsáveis de mais de metade das grandes empresas britânicas cotadas na Bolsa de Londres -- 1.250 empresários que, em conjunto, dão emprego a 1,75 milhões de pessoas -- argumentam que a opção pelo 'Brexit' no referendo desta quinta-feira "prejudicaria" a economia britânica.

Entre as empresas cossignatárias figuram mais de 900 pequenas e médias empresas e 51 grupos incluídos no "Footsie", o índice principal da bolsa londrina FTSE-100.

"O abandono da União Europeia pelo Reino Unido significaria incerteza para as nossas empresas, menos comércio com a Europa e menos empregos", argumentam os empresários.

De acordo com os cossignatários, se a opção de saída vencer, terão que ser restabelecidos "a partir do zero" os termos das relações comerciais entre o Reino Unido e os principais mercados.

Além disso, argumentam, "os negócios mais pequenos e as pessoas que estes empregam são particularmente vulneráveis a qualquer choque económico que possa ocorrer".

A carta foi divulgada no dia seguinte ao ex-presidente da Câmara de Londres Boris Johnson, um dos principais defensores do 'Brexit', ter precisamente acusado os líderes empresariais britânicos de estarem alinhados com "uma operação de Downing Street [sede do Governo britânico]".

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.