sicnot

Perfil

Economia

Principais empresários britânicos apelam à permanência na UE

Líderes das principais empresas britânicas instaram hoje os cidadãos britânicos a votarem esta quinta-feira pela permanência do Reino Unido na União Europeia, em nome do emprego e do comércio.

reuters

Numa carta aberta divulgada hoje pelo "The Times", os responsáveis de mais de metade das grandes empresas britânicas cotadas na Bolsa de Londres -- 1.250 empresários que, em conjunto, dão emprego a 1,75 milhões de pessoas -- argumentam que a opção pelo 'Brexit' no referendo desta quinta-feira "prejudicaria" a economia britânica.

Entre as empresas cossignatárias figuram mais de 900 pequenas e médias empresas e 51 grupos incluídos no "Footsie", o índice principal da bolsa londrina FTSE-100.

"O abandono da União Europeia pelo Reino Unido significaria incerteza para as nossas empresas, menos comércio com a Europa e menos empregos", argumentam os empresários.

De acordo com os cossignatários, se a opção de saída vencer, terão que ser restabelecidos "a partir do zero" os termos das relações comerciais entre o Reino Unido e os principais mercados.

Além disso, argumentam, "os negócios mais pequenos e as pessoas que estes empregam são particularmente vulneráveis a qualquer choque económico que possa ocorrer".

A carta foi divulgada no dia seguinte ao ex-presidente da Câmara de Londres Boris Johnson, um dos principais defensores do 'Brexit', ter precisamente acusado os líderes empresariais britânicos de estarem alinhados com "uma operação de Downing Street [sede do Governo britânico]".

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..