sicnot

Perfil

Economia

Défice desceu para 3,2% no 1º trimestre

Em atualização

A execução orçamental do primeiro trimestre revela um défice de 3,2%, segundo o INE. No mesmo período de 2015, o défice foi de 5,5%.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo as contas nacionais trimestrais por setor institucional relativas ao primeiro trimestre de 2016, hoje divulgadas, o INE indica que, "tomando como referência valores trimestrais e não o ano acabado no trimestre, o saldo das Administrações Públicas situou-se em cerca de -1 406,1 milhões de euros no 1.º trimestre de 2016, correspondente a -3,2% do PIB (produto Interno Bruto)".

No primeiro trimestre do ano anterior, o défice foi de 5,5% do PIB (-2 344,6 milhões de euros).

EM ATUALIZAÇÃO/Com Lusa

  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.