sicnot

Perfil

Economia

Défice desceu para 3,2% no 1º trimestre

Em desenvolvimento

A execução orçamental do primeiro trimestre revela um défice de 3,2%, segundo o INE. No mesmo período de 2015, o défice foi de 5,5%.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo as contas nacionais trimestrais por setor institucional relativas ao primeiro trimestre de 2016, hoje divulgadas, o INE indica que, "tomando como referência valores trimestrais e não o ano acabado no trimestre, o saldo das Administrações Públicas situou-se em cerca de -1 406,1 milhões de euros no 1.º trimestre de 2016, correspondente a -3,2% do PIB (produto Interno Bruto)".

No primeiro trimestre do ano anterior, o défice foi de 5,5% do PIB (-2 344,6 milhões de euros).

EM ATUALIZAÇÃO/Com Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.