sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas deverá recomendar ao Conselho Europeu que aplique sanções a Portugal

O jornal Le Monde diz que a Comissão Europeia prepara-se para recomendar ao Conselho Europeu que aplique mesmo sanções a Portugal. Segundo o diário francês, a multa que será recomendada pode chegar aos 0,2% do PIB e deverá ser aplicada também a Espanha.

© Francois Lenoir / Reuters

O Le Monde lembra que os dois países não cumpriram as metas do défice do ano passado, e diz que Bruxelas será implacável. A decisão deverá ser tomada no início de julho.

A coordenadora do BE considerou este fim de semana que Portugal deve realizar um referendo caso sejam impostas sanções contra o país por défice excessivo, dependendo dos mecanismos que forem utilizados para impor essas mesmas sanções.

"Se forem impostas sanções ao nosso país que significam que no nosso país o empobrecimento é permanente e que a União Europeia só significa austeridade, os mecanismos porque elas são impostas, dependendo da forma que elas tiverem, deve ser referendado se Portugal quer ou não continuar sujeito a esses mecanismos", afirmou Catarina Martins, em declarações aos jornalistas à saída de um encontro com o primeiro-ministro de preparação do Conselho Europeu, que se realiza amanhã e quarta-feira.

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Descarrilamento de comboio na Índia faz quase 40 mortos
    1:15

    Mundo

    Quase 40 pessoas perderam a vida e mais de 50 ficaram feridas, algumas em estado muito grave, num descarrilamento, no estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia. O acidente aconteceu às de sábado e a esta hora as equipas de socorro ainda procuram cadáveres por entre os escombros do que resta do comboio.