sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas deverá recomendar ao Conselho Europeu que aplique sanções a Portugal

O jornal Le Monde diz que a Comissão Europeia prepara-se para recomendar ao Conselho Europeu que aplique mesmo sanções a Portugal. Segundo o diário francês, a multa que será recomendada pode chegar aos 0,2% do PIB e deverá ser aplicada também a Espanha.

© Francois Lenoir / Reuters

O Le Monde lembra que os dois países não cumpriram as metas do défice do ano passado, e diz que Bruxelas será implacável. A decisão deverá ser tomada no início de julho.

A coordenadora do BE considerou este fim de semana que Portugal deve realizar um referendo caso sejam impostas sanções contra o país por défice excessivo, dependendo dos mecanismos que forem utilizados para impor essas mesmas sanções.

"Se forem impostas sanções ao nosso país que significam que no nosso país o empobrecimento é permanente e que a União Europeia só significa austeridade, os mecanismos porque elas são impostas, dependendo da forma que elas tiverem, deve ser referendado se Portugal quer ou não continuar sujeito a esses mecanismos", afirmou Catarina Martins, em declarações aos jornalistas à saída de um encontro com o primeiro-ministro de preparação do Conselho Europeu, que se realiza amanhã e quarta-feira.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.