sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico na zona euro inverte tendência e recua em junho

O indicador do sentimento económico na zona euro recuou 0,2 pontos em junho, face a maio, para os 104,4, após dois meses consecutivos de crescimento, divulga hoje a Comissão Europeia.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

Reuters

Já no conjunto dos 28 Estados-membros, o sentimento económico subiu em julho 0,1 pontos para os 105,7, segundo dados da Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, que foram recolhidos antes do anúncio do referendo britânico de 23 de junho, que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia.

A ligeira quebra do indicador na zona euro resulta de descidas na confiança dos consumidores e empresários nos setores dos serviços, construção e comércio de retalho, enquanto no da indústria esta subiu.

Entre as cinco maiores economias da zona euro, o indicador macroeconómico aumentou na Holanda (2,1 pontos), Alemanha (1,6) e Espanha (0,8), tendo recuado em Itália (-3,6) e França (-1,7 pontos).

Em Portugal, o indicador do sentimento económico cresceu 0,9 pontos para os 106,1 de maio para junho.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.