sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico na zona euro inverte tendência e recua em junho

O indicador do sentimento económico na zona euro recuou 0,2 pontos em junho, face a maio, para os 104,4, após dois meses consecutivos de crescimento, divulga hoje a Comissão Europeia.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

Reuters

Já no conjunto dos 28 Estados-membros, o sentimento económico subiu em julho 0,1 pontos para os 105,7, segundo dados da Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, que foram recolhidos antes do anúncio do referendo britânico de 23 de junho, que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia.

A ligeira quebra do indicador na zona euro resulta de descidas na confiança dos consumidores e empresários nos setores dos serviços, construção e comércio de retalho, enquanto no da indústria esta subiu.

Entre as cinco maiores economias da zona euro, o indicador macroeconómico aumentou na Holanda (2,1 pontos), Alemanha (1,6) e Espanha (0,8), tendo recuado em Itália (-3,6) e França (-1,7 pontos).

Em Portugal, o indicador do sentimento económico cresceu 0,9 pontos para os 106,1 de maio para junho.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.