sicnot

Perfil

Economia

Jordi Gual nomeado presidente do CaixaBank

O Conselho de Administração do CaixaBank, que lançou uma OPA sobre o português BPI, aprovou hoje em Barcelona a nomeação de Jordi Gual como presidente daquele banco espanhol, em substituição de Isidro Fainé.

© Albert Gea / Reuters

"O Conselho de Administração do CaixaBank aceitou a renúncia de Isidro Fainé como presidente da entidade e aprovou a nomeação de Jordi Gual como presidente do executivo do CaixaBank", informa o banco em comunicado, acrescentando que "Gonzalo Gortázar, conselheiro-delegado do CaixaBank continuará a ser o primeiro executivo da entidade".

O banco espanhol com sede em Barcelona explica que "esta decisão parte do cumprimento da Lei 26/2013 das caixas de aforro e fundações bancárias, que estabelece a incompatibilidade entre os cargos de patrono das fundações bancárias e de membro do órgão de governo da entidade bancária de que a fundação é acionista".

O CaixaBank anunciou em abril uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o BPI, depois de o banco espanhol não ter conseguido chegar a entendimento com a angolana Santoro (empresa de Isabel dos Santos e segunda maior acionista do banco, com 18,58%) sobre uma solução para o banco e sobretudo para a redução da exposição a Angola, onde o BPI tem o Banco Fomento de Angola (BFA).

Na OPA, o banco espanhol oferece 1,113 euros por ação e a operação está condicionada à eliminação dos estatutos de bloqueio na entidade financeira portuguesa, que impedem um acionista como o CaixaBank, que tem quase 45% das ações do banco, de ter um poder de voto superior a 20%.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.