sicnot

Perfil

Economia

Jordi Gual nomeado presidente do CaixaBank

O Conselho de Administração do CaixaBank, que lançou uma OPA sobre o português BPI, aprovou hoje em Barcelona a nomeação de Jordi Gual como presidente daquele banco espanhol, em substituição de Isidro Fainé.

© Albert Gea / Reuters

"O Conselho de Administração do CaixaBank aceitou a renúncia de Isidro Fainé como presidente da entidade e aprovou a nomeação de Jordi Gual como presidente do executivo do CaixaBank", informa o banco em comunicado, acrescentando que "Gonzalo Gortázar, conselheiro-delegado do CaixaBank continuará a ser o primeiro executivo da entidade".

O banco espanhol com sede em Barcelona explica que "esta decisão parte do cumprimento da Lei 26/2013 das caixas de aforro e fundações bancárias, que estabelece a incompatibilidade entre os cargos de patrono das fundações bancárias e de membro do órgão de governo da entidade bancária de que a fundação é acionista".

O CaixaBank anunciou em abril uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o BPI, depois de o banco espanhol não ter conseguido chegar a entendimento com a angolana Santoro (empresa de Isabel dos Santos e segunda maior acionista do banco, com 18,58%) sobre uma solução para o banco e sobretudo para a redução da exposição a Angola, onde o BPI tem o Banco Fomento de Angola (BFA).

Na OPA, o banco espanhol oferece 1,113 euros por ação e a operação está condicionada à eliminação dos estatutos de bloqueio na entidade financeira portuguesa, que impedem um acionista como o CaixaBank, que tem quase 45% das ações do banco, de ter um poder de voto superior a 20%.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47