sicnot

Perfil

Economia

Caixabank reforça posição no BPI para 45,16% do capital social

O Caixabank já tem 45,16% do capital social do BPI, depois das recentes compras de ações quando tem em curso uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o banco português, segundo o comunicado hoje feito ao mercado.

© Albert Gea / Reuters

"O CaixaBank adquiriu assim, entre 23 de junho e 30 de junho de 2016, 5.117.936 ações do BPI representativas de 0,351% do capital social e 0,353% direitos de voto do BPI", lê-se na informação divulgada através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em que é dito que nessas aquisições o banco espanhol gastou mais de cinco milhões de euros.

O Caixabank detém agora "657.964.542 ações do BPI representativas de 45,16% do capital social e 45,33% direitos de voto", refere a mesma nota.

Já em maio, o Caixabank tinha reforçado a sua posição no Banco BPI com várias compras no mercado.

A questão é que, apesar de o Caixabank ter quase metade do capital do BPI, os estatutos do BPI estão blindados, pelo que em assembleia-geral não pode votar com mais de 20%.

Ou seja, o Caixabank fica na prática com o mesmo poder da empresa angolana Santoro, segunda maior acionista do BPI, com cerca de 19%.

No início deste ano, o Caixabank e a Santoro tiveram longas negocições sobre a exposição do banco a Angola, onde tem o Banco Fomento Angola (BFA), uma vez que o Banco Central Europeu (BCE) exige que essa seja diminuída.

A operação em Angola é a 'joia da coroa' do BPI, sendo que no primeiro trimestre contribuiu com 37 milhões de euros para os resultados consolidados, ou seja, 77% do total dos lucros do banco liderado por Fernando Ulrich.

Depois de essas negociações terem sido rompidas sem entendimento, o Caixabank anunciou em abril uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o banco português.

O banco espanhol oferece 1,113 euros por ação, mas a operação está condicionada à eliminação dos limites aos direitos de votos dos acionistas.

Hoje entrou em vigor o decreto-lei que facilita o fim da limitação de votos, e que foi apelidado por dos Santos de "diploma BPI". Entretanto, já foi marcada uma assembleia-geral de acionistas do BPI precisamente sobre este tema para 22 de julho.

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas. Num despacho enviado à companhia aérea que os transportou, tanto o jornalista como o repórter de imagem são considerados "inadmissíveis no território da Venezuela".

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25
  • Costa alerta para "condições particularmente adversas"
    1:47

    País

    O primeiro-ministro alertou para a possibilidade de novos incêndios de grandes dimensões, muito por causa da situação de seca que grande parte do território atravessa. António Costa pediu aos portugueses um "particular cuidado com todos os comportamentos de risco".

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • Temperaturas vão baixar nos próximos dias
    1:05
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35