sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública sobe para 237,6 mil M€ em maio

A dívida pública portuguesa subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu os 237,6 mil milhões de euros em maio, mais 1,6 mil milhões de euros face a abril, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados hoje divulgados, o aumento da dívida das administrações públicas, na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, reflete "emissões líquidas positivas de títulos (1,3 mil milhões de euros), com destaque para a primeira emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (0,8 mil milhões de euros)".

Reflete ainda, acrescenta, "um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,3 mil milhões de euros)".

Segundo a instituição, o crescimento da dívida pública foi acompanhado por um aumento mais acentuado dos ativos em depósitos (2,1 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou uma diminuição de 0,5 mil milhões de euros face ao mês anterior, ascendendo a 219,2 mil milhões de euros.

Lusa

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.