sicnot

Perfil

Economia

Vendas de automóveis em Portugal sobem 11,7% em junho

As vendas de automóveis em Portugal subiram 11,7% em junho, face a igual mês de 2015, para 27.099 veículos, e crescem 17,9% no primeiro semestre, anunciou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

(Arquivo)

(Arquivo)

"Em termos acumulados, no primeiro semestre do ano foram vendidos em Portugal 137.751 veículos automóveis, o que representou uma variação homóloga positiva de 17,9%", avançou a associação, em comunicado.

"Depois de ter registado um ritmo muito forte no primeiro trimestre do ano, devido a uma antecipação de compras de veículos ligeiros provocada pelo aumento da fiscalidade automóvel, a taxa de crescimento das vendas começou a desacelerar, reduzindo o aumento médio acumulado, tal como inicialmente previsto pela ACAP", adiantou.

A associação destacou que o "bom desempenho no setor do turismo, com os sequentes reflexos nas vendas de veículos para a atividade de 'rent-a-car' [aluguer], tem suportado parte do crescimento registado no mercado de automóveis ligeiros".

As vendas de automóveis ligeiros de passageiros atingiram 23.376 unidades em junho, uma subida 10,9% em termos homólogos, enquanto no semestre o aumento foi de 17,9% (118.631 unidades).

As vendas dos automóveis comerciais ligeiros cresceram 15,9% (3.249 unidades) em junho e 16,2% no semestre (16.609).

O total de veículos ligeiros vendidos subiu 11,5% no mês passado, face a igual período de 2015, enquanto nos primeiros seis meses do ano o aumento foi de 17,6%.

Em termos de veículos pesados, as vendas cresceram 21,2% em junho (474 unidades) e 30,6% no semestre, face ao período homólogo de 2015.

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14

    Crise Migratória na Europa

    Mais de 160 pessoas foram resgatadas de uma embarcação de borracha que estava à deriva junto à zona costeira da Líbia. As imagens do resgate são de aflição, lágrimas e gritos. "Estou grávida! Estou a morrer!", disse uma das mulheres que conseguiu salvar-se. Foram ainda encontrados 13 cadáveres no fundo do barco, entre eles mães e mulheres grávidas. As imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.