sicnot

Perfil

Economia

Alitalia cancela 142 voos devido à greve de terça-feira

A companhia aérea italiana Alitalia anunciou hoje que vai cancelar 142 voos programados para terça-feira, na sequência de uma greve dos pilotos e do pessoal de voo marcada para esse dia.

© Tony Gentile / Reuters

Num comunicado enviado aos clientes da companhia, citado pela agência de notícias AFP, o diretor-geral da companhia aérea, Cramer Ball, lamenta os danos causados pela greve, que considera ser "incompreensível e injusta".

Segundo Cramer Ball, a greve está relacionada com o "fim de um privilégio atribuído aos pilotos e ao pessoal de voo" que permitia que pudessem "viajar gratuitamente de diferentes partes de Itália para chegar, ou sair, das bases de Roma ou Milão".

Esta decisão foi tomada, disse, para "economizar custos e em linha com o que tem vindo a acontecer com outras companhias aéreas na Europa e no resto do mundo".

Para a Federação Sindical de Transportes italiana, esta medida significa um "ataque aos direitos dos trabalhadores", sublinhando que a tripulação da Alitalia sempre "demonstrou uma grande responsabilidade e um grande profissionalismo, especialmente em tempos difíceis".

"A greve, que é a primeira em muitos anos, está relacionada com decisões que têm impacto nas condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e que nunca são discutidas a montante", disse o secretário-geral da federação, Nino Cortorillo.

Entre essas medidas estão também um aumento do horário de trabalho, processos de despedimento individuais fora das normas e o fim dos meios concedidos para deslocações, entre outras.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..