sicnot

Perfil

Economia

Alitalia cancela 142 voos devido à greve de terça-feira

A companhia aérea italiana Alitalia anunciou hoje que vai cancelar 142 voos programados para terça-feira, na sequência de uma greve dos pilotos e do pessoal de voo marcada para esse dia.

© Tony Gentile / Reuters

Num comunicado enviado aos clientes da companhia, citado pela agência de notícias AFP, o diretor-geral da companhia aérea, Cramer Ball, lamenta os danos causados pela greve, que considera ser "incompreensível e injusta".

Segundo Cramer Ball, a greve está relacionada com o "fim de um privilégio atribuído aos pilotos e ao pessoal de voo" que permitia que pudessem "viajar gratuitamente de diferentes partes de Itália para chegar, ou sair, das bases de Roma ou Milão".

Esta decisão foi tomada, disse, para "economizar custos e em linha com o que tem vindo a acontecer com outras companhias aéreas na Europa e no resto do mundo".

Para a Federação Sindical de Transportes italiana, esta medida significa um "ataque aos direitos dos trabalhadores", sublinhando que a tripulação da Alitalia sempre "demonstrou uma grande responsabilidade e um grande profissionalismo, especialmente em tempos difíceis".

"A greve, que é a primeira em muitos anos, está relacionada com decisões que têm impacto nas condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e que nunca são discutidas a montante", disse o secretário-geral da federação, Nino Cortorillo.

Entre essas medidas estão também um aumento do horário de trabalho, processos de despedimento individuais fora das normas e o fim dos meios concedidos para deslocações, entre outras.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.