sicnot

Perfil

Economia

Alitalia cancela 142 voos devido à greve de terça-feira

A companhia aérea italiana Alitalia anunciou hoje que vai cancelar 142 voos programados para terça-feira, na sequência de uma greve dos pilotos e do pessoal de voo marcada para esse dia.

© Tony Gentile / Reuters

Num comunicado enviado aos clientes da companhia, citado pela agência de notícias AFP, o diretor-geral da companhia aérea, Cramer Ball, lamenta os danos causados pela greve, que considera ser "incompreensível e injusta".

Segundo Cramer Ball, a greve está relacionada com o "fim de um privilégio atribuído aos pilotos e ao pessoal de voo" que permitia que pudessem "viajar gratuitamente de diferentes partes de Itália para chegar, ou sair, das bases de Roma ou Milão".

Esta decisão foi tomada, disse, para "economizar custos e em linha com o que tem vindo a acontecer com outras companhias aéreas na Europa e no resto do mundo".

Para a Federação Sindical de Transportes italiana, esta medida significa um "ataque aos direitos dos trabalhadores", sublinhando que a tripulação da Alitalia sempre "demonstrou uma grande responsabilidade e um grande profissionalismo, especialmente em tempos difíceis".

"A greve, que é a primeira em muitos anos, está relacionada com decisões que têm impacto nas condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e que nunca são discutidas a montante", disse o secretário-geral da federação, Nino Cortorillo.

Entre essas medidas estão também um aumento do horário de trabalho, processos de despedimento individuais fora das normas e o fim dos meios concedidos para deslocações, entre outras.

Lusa

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.