sicnot

Perfil

Economia

Standard & Poor's diz que Reino Unido deve escapar de recessão mas com desafios

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) sinalizou hoje que o Reino Unido deverá escapar de uma recessão com a saída da União Europeia ('Brexit'), mas os desafios que a sua economia enfrentará são numerosos.

Reuters

Segundo a S&P, o impacto do 'Brexit' será concentrado na economia britânica, mas com importantes ramificações no resto da Europa, em especial na zona euro.

No relatório 'As perspetivas económicas para a Europa após o voto do Brexit', citado pela agência Efe, a S&P afirma que a saída do Reino Unido da União Europeia deixará o Produto Interno Bruto (PIB) britânico nos 1,2% em 2017 e 1,0% em 2018.

Para a eurozona, a agência não prevê que a recuperação pare devido ao 'Brexit', mas antecipa um "golpe" no PIB de 0,8% em 2017 e 2018.

A S&P assume que a o Banco de Inglaterra irá reduzir as taxas de juro no final do ano e retomará o seu programa de expansão quantitativa em 2017, embora se preveja um aumento da inflação provocado por uma libra mais débil.

Os cálculos da S&P partem da hipótese de que o Reino Unido mantenha o acesso ao mercado único em 2017 e 2018 e que o Banco de Inglaterra consiga conter a agitação dos mercados financeiros, segundo explicam os analistas.

Para a zona euro, embora aumentem as incertezas e seja esperado um golpe na procura estrangeira que resulta do 'Brexit', a S&P diz "não antecipar neste momento uma paragem da recuperação".

Para a agência, o nível de incerteza da saída do Reino Unido é muito elevado e qualquer previsão "deve ser feita com cautela".

Ainda assim, a S&P adverte para o efeito económico do 'Brexit' na desvalorização da libra, no comércio e na confiança.

"Uma libra mais débil terá provavelmente efeitos mistos no crescimento económico do Reino Unido", sublinha.

A contribuição das exportações para o crescimento poderia aumentar em 2017 e 018, à medida que a libra ganhe em competitividade e o Reino Unido tenha pleno aceso ao mercado único enquanto negoceia a sua saída da UE.

A confiança também debilitará as perspetivas de investimento tanto ao nível interno como em relação ao investimento direto estrangeiro.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.