sicnot

Perfil

Economia

Decisão sobre sanções a aplicar a Portugal poderá ser tomada hoje

A Comissão Europeia poderá tomar hoje uma posição, em Estrasburgo, sobre os Procedimentos por Défice Excessivo (PDE) a Portugal e Espanha, cerca de mês e meio após ter adiado uma decisão sobre eventuais e inéditas sanções aos dois países.

© Francois Lenoir / Reuters

Hoje é dia de reunião semanal da Comissão Europeia em Estrasburgo, e poderá ser tomada uma decisão quanto aos procedimentos por défice excessivo em Portugal e Espanha.

Fontes ligadas ao processo dizem que a Comissão Europeia está disposta a dar mais três semanas aos dois países para proporem medidas de correção do défice e evitarem desse modo sanções.

A reunião acontece cerca de mês e meio após ter sido adiada uma decisão sobre eventuais e inéditas sanções aos dois países.

O Governo português diz que a punição seria uma injustiça e que não tomará medidas adicionais.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.