sicnot

Perfil

Economia

Bloco de Esquerda avisa que caso as sanções avancem não vai aprovar mais austeridade

Bloco de Esquerda avisa que caso as sanções avancem não vai aprovar mais austeridade

A questão das sanções acabou por dominar o debate do Estado da Nação. O comunicado da Comissão Europeia foi conhecido à hora a que arrancaram os trabalhos. António Costa garantiu que vai fazer tudo para evitar as sanções, mas o Bloco de Esquerda deixa o aviso que, caso venham mesmo a existir, não irá ajudar a aprovar mais medidas de austeridade.

  • Bruxelas deixa decisão sobre sanções aos ministros das Finanças da UE
    2:23

    Economia

    A Comissão Europeia abriu um processo contra Portugal e Espanha, por não terem tomado medidas suficientes para corrigir os défices. O anúncio foi feito hoje em Bruxelas, numa conferência onde se evitou falar de sanções. Contudo, os comissários europeus deixam a decisão sobre as sanções para os ministros das Finanças da União Europeia. No caso de o Conselho Europeu confirmar a recomendação da Comissão, vai haver congelamento dos fundos comunitários.

  • Portugal com fundos comunitários congelados no próximo ano
    0:47

    Economia

    A Comissão Europeia decidiu instaurar um processo contra Portugal por não ter tomado as medidas necessárias para corrigir o défice do ano passado. Com a abertura deste processo, Portugal já não se livra do congelamento dos fundos comunitários. Caso o Ecofin decida aplicar sanções, a "torneira europeia" vai fechar-se no arranque do próximo ano. No entanto o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, explicou que Portugal ainda se pode escapar das multas, que podem ser reduzidas a zero.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.