sicnot

Perfil

Economia

Bloco de Esquerda avisa que caso as sanções avancem não vai aprovar mais austeridade

Bloco de Esquerda avisa que caso as sanções avancem não vai aprovar mais austeridade

A questão das sanções acabou por dominar o debate do Estado da Nação. O comunicado da Comissão Europeia foi conhecido à hora a que arrancaram os trabalhos. António Costa garantiu que vai fazer tudo para evitar as sanções, mas o Bloco de Esquerda deixa o aviso que, caso venham mesmo a existir, não irá ajudar a aprovar mais medidas de austeridade.

  • Bruxelas deixa decisão sobre sanções aos ministros das Finanças da UE
    2:23

    Economia

    A Comissão Europeia abriu um processo contra Portugal e Espanha, por não terem tomado medidas suficientes para corrigir os défices. O anúncio foi feito hoje em Bruxelas, numa conferência onde se evitou falar de sanções. Contudo, os comissários europeus deixam a decisão sobre as sanções para os ministros das Finanças da União Europeia. No caso de o Conselho Europeu confirmar a recomendação da Comissão, vai haver congelamento dos fundos comunitários.

  • Portugal com fundos comunitários congelados no próximo ano
    0:47

    Economia

    A Comissão Europeia decidiu instaurar um processo contra Portugal por não ter tomado as medidas necessárias para corrigir o défice do ano passado. Com a abertura deste processo, Portugal já não se livra do congelamento dos fundos comunitários. Caso o Ecofin decida aplicar sanções, a "torneira europeia" vai fechar-se no arranque do próximo ano. No entanto o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, explicou que Portugal ainda se pode escapar das multas, que podem ser reduzidas a zero.