Costa reitera compromisso de cumprir recomendações em carta enviada a Juncker
07.07.2016 11h25
O primeiro-ministro, António Costa, reafirmou, numa carta enviada ao presidente da Comissão Europeia, que Portugal está "totalmente comprometido" em cumprir as recomendações relativas ao défice excessivo e ao Pacto de Estabilidade e Crescimento.

© Fabrizio Bensch / Reuters
Na carta enviada a Jean-Claude Juncker e ao presidente do Conselho da Europa, Roberto Fico, divulgada hoje pelo jornal Público, António Costa afirma que "existem fortes argumentos económicos e políticos para permitir que ambas as instituições -- Comissão e Conselho -- concluam que houve ação efetiva para corrigir o défice excessivo em 2015".
Nesse sentido, o primeiro-ministro apela a que seja posta de lado a possibilidade de aplicar sanções a Portugal.
"No presente momento, não há dúvida de que esta será a opção certa para tomar, pois é a única que serve os interesses tanto do futuro de Portugal como do futuro da União Europeia", defende António Costa na carta, que também foi enviada ao primeiro-ministro da Eslováquia, Roberto Fico, que detém a presidência rotativa da União Europeia.
Na missiva, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o primeiro-ministro admite que "Portugal precisa claramente de um melhor equilíbrio para assegurar a solidez das finanças públicas e uma mudança estrutural".
"É agora tempo de um enfoque estrutural para resolver as nossas fraquezas estruturais", sublinha António Costa na carta, que é conhecida no dia em que a Comissão Europeia vai divulgar a posição de remeter a decisão sobre a aplicação de sanções para a reunião do Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia, na próxima terça-feira.
António Costa adianta que a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu têm conhecimento de que a execução orçamental entre janeiro e abril deste ano se tem mantido nos limites previstos.
Justifica que o défice em 2015 foi de 3,2%, ou seja, teve um desvio de 0,2%, correspondente a menos de 350 milhões de euros.
Segundo o primeiro-ministro, deve ser valorizado o facto de, em resultado do processo de ajustamento, o défice português, excluindo as medidas temporárias e excecionais, ter baixado de 8,6% em 2010 para 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015.
Para António Costa, a "existência de um défice excessivo não deve resultar na aplicação automática de sanções", advertindo que "as consequências devem ser avaliadas e consideradas no contexto dos esforços já realizados".
Nesse sentido, o primeiro-ministro considera que "seria injusto punir um Estado-membro que está no caminho certo para corrigir o défice excessivo quanto está prestes a consegui-lo".
Outro argumento apontado por António Costa é que será contraproducente a aplicação de sanções, porque tornará mais difícil a consolidação orçamental e terá impacto negativo nos mercados financeiros internacionais.
O último argumento apresentado pelo primeiro-ministro é de que as sanções não seriam bem compreendidas pelos portugueses que têm atravessado uma dura recessão económica e medidas de austeridade, arriscando-se a encorajar sentimentos antieuropeus.
A missiva que o resultado do referendo no Reino Unido ('Brexit') e as implicações sistémicas que têm ocorrido e vão continuar a ocorrer na União Europeia merecem uma melhor consideração política sobre os efeitos que esta decisão pode ter.
Com Lusa
Relacionados
-
Primeiro-ministro quer gritar mais alto no domingo
O primeiro-ministro, António Costa, regozijou-se hoje com a qualificação da seleção portuguesa de futebol para a final do Euro2016, felicitando a equipa das 'quinas' e ambicionando mais, no domingo.
-
António Costa na abertura do debate do estado da nação
O primeiro-ministro, o socialista António Costa, abre hoje o debate do "Estado da Nação", o primeiro da era da nova maioria parlamentar de esquerda, a "geringonça", com duração prevista de quase quatro horas.
-
Primeiro-ministro classifica saída do Reino Unido da UE como "bizarria britânica"
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) "não é mais do que uma bizarria britânica" como o gostar de conduzir pela esquerda.
-
Marcelo sublinha "unanimidade" contra sanções e defende Governos de Passos e Costa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu hoje a "unanimidade" em Portugal face a eventuais sanções de Bruxelas por défice excessivo e, neste ponto, defendeu os executivos de Passos Coelho e António Costa.
-
Costa envia nova carta a Bruxelas para que não sejam aplicadas sanções
O primeiro-ministro envia hoje uma carta ao presidente da Comissão Europeia para insistir que não sejam aplicadas sanções a Portugal. De acordo com o Público, António Costa vai lembrar as consequências graves de uma eventual multa para o país.
Na Homepage
-
Atropelamento em Toronto que causou 10 mortos e 15 feridos foi um "ato deliberado".
Um total de dez pessoas morreram e dezena e meia ficaram feridas num atropelamento ocorrido segunda-feira na cidade canadiana de Toronto, que as autoridades classificam como um "ato deliberado".
24.04.2018 às 7h06
-
Líder norte-coreano visita chineses feridos e homenageia vitimas do acidente
O líder norte-coreano encontrou-se com o embaixador da China, em Pyongyang, para prestar homenagem aos 32 chineses que morreram no acidente de autocarro, no domingo, na Coreia do Norte. Kim Jong-un deslocou-se ainda ao hospital visitar os turistas chineses feridos.
24.04.2018 às 9h22
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
- 0:44
"A nossa lei tem demasiados buracos"
Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.
24.04.2018 às 0h09
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Polícia interrompe velório para desbloquear telemóvel com o dedo do morto
As autoridades do estado norte-americano da Florida interromperam um velório para tentar desbloquear o telemóvel do morto, como parte da investigação. Linus Phillip foi mortalmente atingido por seis tiros disparados pela polícia, em março, depois de alegadamente ter fugido às autoridades.
23.04.2018 às 23h39
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45
-
Alterações climáticas podem tornar metade do sul europeu em área seca
As alterações climáticas podem levar ao aumento das regiões secas no sul da Europa, atingindo metade da área total, e o número de meses secos pode ultrapassar os sete por ano, em algumas zonas, conclui um estudo.
23.04.2018 às 18h03