sicnot

Perfil

Economia

Tribunal de Contas não autoriza regulador a assinar acordo com a Oi

O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou o acordo entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a operadora Oi que permitia à operadora trocar multas por investimentos na melhoria dos seus serviços.

(Reuters/Arquivo)

Num despacho assinado na quarta-feira, o magistrado Bruno Dantas solicitou ao regulador que esclareça dúvidas relativas ao processo que envolve 1,2 mil milhões de reais (322 mil milhões de euros), tendo em conta o impacto do pedido de recuperação judicial da empresa em curso.

"Parece quase impossível que uma empresa em recuperação judicial possa honrar os compromissos de investimento assumidos no termo de ajustamento de conduta", argumentou.

O magistrado quer saber se o regulador fez a gestão dos riscos envolvidos, avaliando se a Oi tem condições para cumprir as obrigações de investimentos em causa.

Os investimentos relacionados com o acordo devem somar 3,2 mil milhões de reais (859 mil milhões de euros), porque o acordo prevê outras obrigações à operadora de telecomunicações.

O acordo foi aprovado pela Anatel em maio, mas precisa da aprovação do TCU para ser assinado.

A suspensão do acordo agora determinada vigora até que o tribunal faça o julgamento final sobre o tema.

No entanto, recentemente, a Anatel informou que a assinatura do acordo está suspensa até ao fim do processo de recuperação judicial da Oi, que inclui um total de 65,4 mil milhões de reais (17 mil milhões de euros) de dívidas.

A Oi vendeu em 2015 a PT Portugal à empresa francesa Altice.

A Pharol, antiga PT SGPS, detém cerca de 27% da operadora de telecomunicações brasileira Oi.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Tomada de posse de Trump com mais medidas de segurança que o habitual
    1:43
  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.