sicnot

Perfil

Economia

BdP abre processos ao BIC por situações relacionadas com branqueamento de capitais

O BIC está a ser alvo de dois processos de contraordenação por parte do Banco de Portugal. Em causa estão falhas no modelo de concessão de crédito e situações relacionadas com branqueamento de capitais.

De acordo com o jornal Negócios, os dois processos estão ainda em investigação e resultam de duas inspeções autónomas ao banco em 2015: uma sobre mecanismos de prevenção de branqueamento de capitais e outra sobre o sistema de governo do banco.

Numa primeira avaliação, o Banco de Portugal terá considerado insuficientes os instrumentos de que o BIC dispunha para prevenir e detetar situações de lavagem de dinheiro.

Já a inspeção relacionada com o sistema de governo do banco identificou várias situações de fragilidade na estrutura de governo interno.

No caso de alguns administradores do BIC virem a ser acusados, poderão ser condenados ao pagamento de multas que podem chegar aos 5 milhões de euros.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14