sicnot

Perfil

Economia

BdP abre processos ao BIC por situações relacionadas com branqueamento de capitais

O BIC está a ser alvo de dois processos de contraordenação por parte do Banco de Portugal. Em causa estão falhas no modelo de concessão de crédito e situações relacionadas com branqueamento de capitais.

De acordo com o jornal Negócios, os dois processos estão ainda em investigação e resultam de duas inspeções autónomas ao banco em 2015: uma sobre mecanismos de prevenção de branqueamento de capitais e outra sobre o sistema de governo do banco.

Numa primeira avaliação, o Banco de Portugal terá considerado insuficientes os instrumentos de que o BIC dispunha para prevenir e detetar situações de lavagem de dinheiro.

Já a inspeção relacionada com o sistema de governo do banco identificou várias situações de fragilidade na estrutura de governo interno.

No caso de alguns administradores do BIC virem a ser acusados, poderão ser condenados ao pagamento de multas que podem chegar aos 5 milhões de euros.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC