sicnot

Perfil

Economia

BdP abre processos ao BIC por situações relacionadas com branqueamento de capitais

O BIC está a ser alvo de dois processos de contraordenação por parte do Banco de Portugal. Em causa estão falhas no modelo de concessão de crédito e situações relacionadas com branqueamento de capitais.

De acordo com o jornal Negócios, os dois processos estão ainda em investigação e resultam de duas inspeções autónomas ao banco em 2015: uma sobre mecanismos de prevenção de branqueamento de capitais e outra sobre o sistema de governo do banco.

Numa primeira avaliação, o Banco de Portugal terá considerado insuficientes os instrumentos de que o BIC dispunha para prevenir e detetar situações de lavagem de dinheiro.

Já a inspeção relacionada com o sistema de governo do banco identificou várias situações de fragilidade na estrutura de governo interno.

No caso de alguns administradores do BIC virem a ser acusados, poderão ser condenados ao pagamento de multas que podem chegar aos 5 milhões de euros.

  • 10 feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    A embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram já resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia.

    Em atualização