sicnot

Perfil

Economia

BdP abre processos ao BIC por situações relacionadas com branqueamento de capitais

O BIC está a ser alvo de dois processos de contraordenação por parte do Banco de Portugal. Em causa estão falhas no modelo de concessão de crédito e situações relacionadas com branqueamento de capitais.

De acordo com o jornal Negócios, os dois processos estão ainda em investigação e resultam de duas inspeções autónomas ao banco em 2015: uma sobre mecanismos de prevenção de branqueamento de capitais e outra sobre o sistema de governo do banco.

Numa primeira avaliação, o Banco de Portugal terá considerado insuficientes os instrumentos de que o BIC dispunha para prevenir e detetar situações de lavagem de dinheiro.

Já a inspeção relacionada com o sistema de governo do banco identificou várias situações de fragilidade na estrutura de governo interno.

No caso de alguns administradores do BIC virem a ser acusados, poderão ser condenados ao pagamento de multas que podem chegar aos 5 milhões de euros.

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

    Mundo

    O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.