sicnot

Perfil

Economia

BdP abre processos ao BIC por situações relacionadas com branqueamento de capitais

O BIC está a ser alvo de dois processos de contraordenação por parte do Banco de Portugal. Em causa estão falhas no modelo de concessão de crédito e situações relacionadas com branqueamento de capitais.

De acordo com o jornal Negócios, os dois processos estão ainda em investigação e resultam de duas inspeções autónomas ao banco em 2015: uma sobre mecanismos de prevenção de branqueamento de capitais e outra sobre o sistema de governo do banco.

Numa primeira avaliação, o Banco de Portugal terá considerado insuficientes os instrumentos de que o BIC dispunha para prevenir e detetar situações de lavagem de dinheiro.

Já a inspeção relacionada com o sistema de governo do banco identificou várias situações de fragilidade na estrutura de governo interno.

No caso de alguns administradores do BIC virem a ser acusados, poderão ser condenados ao pagamento de multas que podem chegar aos 5 milhões de euros.

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Voaram tochas, engenhos pirotécnicos, garrafas na "batalha campal" de Bilbau
    1:39
  • Substituiria o seu café por bolotas?

    País

    Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) desenvolveram um produto à base de bolotas para substituir o café, de forma a evitar os efeitos negativos que esta bebida pode ter nos consumidores.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00