sicnot

Perfil

Economia

Governo congela descontos nas portagens do Algarve e Interior

A não-resolução das negociações entre o Governo e a concessionária da A23 levaram o Executivo a congelar os descontos nas portagens da A22, A23, A24 e A25, por considerar que as reduções terão de ser feitos em simultâneo em todas as ex-scut.

(SIC/ Arquivo)

O Governo português ainda não cumpriu a promessa de baixar o preço das portagens do Algarve e do Interior, apesar de ter prometido que o faria antes do início do verão.

Segundo o Jornal de Notícias, uma fonte ligada ao Ministério do Planeamento confirmou que o impasse da redução dos preços está relacionado com a não-resolução das negociações do Governo com o consórcio da A23 (Scutvias), autoestrada que liga Torres Novas à Guarda.

A mesma fonte referiu ser "impossível avançar com datas" e que a redução do valor das portagens (que ainda não foi revelado) só irá acontecer quando "houver condições para o fazer, em simultâneo, em todo o país".

Em abril, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disse que "a renegociação da A23, realizada pelo Governo anterior, passou as receitas das portagens para o concessionário e o Estado tem que iniciar uma negociação. Estamos amarrados", concluiu.

Para além da A23, a promessa do Governo envolve também a redução do valor das portagens da A22, A23, A24 e da A25.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.