sicnot

Perfil

Economia

Governo e parceiros sociais voltam a discutir medidas ativas de emprego

Governo e parceiros sociais voltam hoje à Concertação Social para continuar a discussão sobre Políticas Ativas de Emprego, com o objetivo de encontrar um modelo mais eficaz.

No último encontro, a 23 junho, o ministro do Trabalho considerou que os resultados das medidas ativas de emprego aplicadas nos últimos anos ficaram aquém do desejável e defendeu a revisão do modelo, de modo a direcioná-las para a criação de emprego de qualidade.

O Governo divulgou nessa data aos parceiros sociais um documento que refere que menos de metade dos jovens (38%) que em 2014 fizeram estágios financiados pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional estavam em 2015 a trabalhar, sem mais apoios do Estado, mas que apenas 16% foram contratados pela empresa onde estagiaram.

Segundo o relatório preliminar, os níveis de acumulação de medidas ativas de emprego são variáveis, mas mais significativos relativamente à acumulação de estágios e de apoios à contratação.

Em 2014, do total de ex-estagiários, metade foi empregada com apoio à contratação.

O Governo e os parceiros sociais deverão ainda definir a programação do próximo semestre de reuniões de Concertação Social.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47