sicnot

Perfil

Economia

Portugal entre os 10 países europeus onde é mais barato comprar casa

Portugal é um dos 10 países da Europa onde é mais barato comprar casa, com o preço médio da habitação nos 1.963 euros por metro quadrado em 2015, de acordo com um estudo da APEMIP.

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo um estudo da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), baseado no portal imobiliário internacional Property Guide, em 2015, a posição de Portugal subiu cinco pontos no 'ranking' desde 2013, quando o preço médio da habitação era de 1.741 euros por metro quadrado.

Segundo este estudo, os preços mais elevados são os praticados no Mónaco (44.522 euros por metro quadrado), no Reino Unido (25.575 euros), em França (13.639 euros), na Rússia (11.866 euros) e na Áustria (10.807 euros).

Por oposição, os países cuja habitação tem um preço por metro quadrado mais baixo são a Moldávia (965 euros), a Macedónia (1.134 euros), a Bulgária (1.222 euros), Montenegro (1.400 euros) e a Hungria (1.528 euros).

Este estudo baseia-se no preço por metro quadrado de imóveis com cerca de 120 metros quadrados, localizados nos centros das principais cidades europeias.

O presidente da APEMIP, Luís Lima, afirmou, em comunicado, que a valorização em Portugal face a 2013 "reflete o potencial e a credibilidade do mercado imobiliário português".

Para Luís Lima, "é natural que o preço médio seja inferior" em Portugal, "uma vez que se adequa ao nível de vida e poder de compra dos cidadãos portugueses".

"No entanto, sabemos que a estabilidade do nosso imobiliário e o seu potencial de valorização, aliado ao preço por metro quadrado, continua a ser muito atrativo para captar o investimento estrangeiro", acrescentou ainda o presidente da APEMIP.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.