sicnot

Perfil

Economia

Crédito especializado aumentou 36,3% em maio

As associadas da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) concederam, em maio, 676 milhões de euros de crédito, mais 36,3% em termos homólogos, afirmando que o financiamento aos comerciantes continua a dinamizar a concessão de crédito especializado.

(SIC/Arquivo)

A ASFAC afirma que o crédito stock "continua a ser o grande dinamizador do financiamento especializado", ao subir 42,6% para 346 milhões de euros, representando já 51,2% do total dos créditos concedidos.

O crédito clássico concedido a particulares, que representa 94% do total, cresceu 35,7% face ao mesmo período do ano passado, situando-se nos 182 milhões de euros, enquanto que o crédito revolving (existência de planos flexíveis de amortização da dívida, bem como pela existência de um plafond de crédito) avançou 22,1% face a maio de 2015, alcançado os 137 milhões de euros e representando 20% do total do financiamento.

A associação refere que o crédito concedido para compra automóvel subiu 40% e o crédito pessoal 36%, sendo que o financiamento para aquisição de meios de transporte corresponde a 71% do total do crédito clássico concedido, seguindo-se o crédito pessoal, com 21%.

As viaturas ligeiras de passageiros usadas representaram 65% dos meios de transporte financiados e registaram um crescimento de 36,1% face ao período homólogo.

Seguem-se as viaturas ligeiras de passageiros novas, que representam 28% dos meios de transporte financiados, apresentando uma subida de 44% face ao mesmo mês de 2015.

"No total, 92% dos meios de transporte financiados em maio deste ano foram a particulares, revelando uma subida de 38% face ao mesmo mês de 2015", segundo o comunicado.

Ao longo do mês de maio, celebraram-se 30.574 contratos de crédito clássico, 98% dos quais com particulares, e, em média, o valor atribuído por cada contrato, durante o mês, foi de 6.321 euros, o que equivale a um aumento de, aproximadamente, 16%.

Com Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.