sicnot

Perfil

Economia

Desemprego na OCDE caiu em maio para 6,3%

A taxa de desemprego no conjunto dos países da OCDE caiu em maio para 6,3%, menos uma décima do que em abril, anunciou a organização, precisando que este número se traduz em 38,8 milhões de desempregados.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

© Marcelo del Pozo / Reuters

Este número de desempregados, segundo os dados mensais agregados publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) representa menos 10,1 milhões do que em janeiro de 2013, mas ainda mais 6,2 milhões do que em abril de 2008, antes do início da crise.

A Islândia, com 3,1%, e o Japão, com 3,2%, são os países da OCDE com menores taxas de desemprego.

A OCDE também refere uma queda da taxa de desemprego de uma décima na zona euro (10,1%), na União Europeia (UE) (8,6%) e nas sete principais economias da Organização (Canadá, França, Japão, Alemanha, Itália e Reino Unido e Estados Unidos), onde se situou em 5,4%.

Espanha registou o maior decréscimo da zona euro, de três décimas, mas para uma taxa de 19,8% em maio, mantendo-se como o país com maior percentagem de desempregados dos 35 Estados-membros da OCDE, à qual aderiu a Letónia.

Imediatamente atrás de Espanha ficaram Portugal (11,6%, estável) e Itália (11,5%, menos uma décima), se bem que a OCDE ainda não tenha os dados da Grécia referentes a abril e maio.

Em março, quando a taxa de desemprego para o conjunto da OCDE era de 6,4%, a Grécia registou uma taxa de 24,1% e Espanha de 20,3%.

Em relação ao desemprego entre jovens com idades entre os 15 e os 24 anos, este caiu uma décima no conjunto da OCDE, para 12,8% em maio e, de novo sem os dados da Grécia, foi liderado por Espanha, com uma taxa de 43,9%, menos nove décimas do que em abril.

A taxa de desemprego jovem em maio desceu uma décima tanto nas sete principais economias da OCDE (11,8%), como na União Europeia (18,6%), e duas décimas na zona euro, mas para 20,7%.

Em maio, a taxa de desemprego entre as mulheres recuou uma décima para 6,4% no conjunto da OCDE e manteve-se em 8,9% na UE.

A taxa de desemprego entre os homens em maio manteve-se estável na OCDE (6,2%) e caiu uma décima na UE (8,4%).

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57