sicnot

Perfil

Economia

Conselho de Finanças Públicas alerta que o défice pode derrapar

Conselho de Finanças Públicas alerta que o défice pode derrapar

O Conselho das Finanças Públicas alerta que o défice pode vir a derrapar e ficar acima da meta definida pelo Governo para este ano. Apesar dos resultados do primeiro trimestre, há várias medidas que podem deitar por terra o objetivo, como a reposição dos salários e do Iva na restauração. E há ainda as ameaças que vêm da banca, com impacto orçamental.

  • Moscovici avisa que Portugal terá de garantir redução do défice para ter sanção zero
    0:31

    Economia

    O Comissário Europeu para os Assuntos Económicos espera que sejam aplicadas "sanções zero" a Portugal e Espanha, mas deixa claro que, para isso, os dois países terão de dar garantias de redução do défice. Numa entrevista à rádio francesa Europe 1, Pierre Moscovici admitiu que as sanções não são a melhor resposta e defendeu que devem ser encaradas mais como um incentivo do que como uma punição.

  • Vêm aí as sanções. E agora?
    3:02

    Economia

    Os ministros das Finanças europeus deram luz verde para que a Comissão avance com uma proposta de sanção a Portugal e a Espanha. Bruxelas admite reduzir ou mesmo anular o valor da multa, mas avisa que a decisão depende dos argumentos e dos compromissos dos Governos. Só a correcção do défice em 2016 evitará o congelamento de parte dos fundos comunitários em 2017. Mário Centeno diz que não vai passar ao Plano B.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.