sicnot

Perfil

Economia

Conselho de Finanças Públicas alerta que o défice pode derrapar

Conselho de Finanças Públicas alerta que o défice pode derrapar

O Conselho das Finanças Públicas alerta que o défice pode vir a derrapar e ficar acima da meta definida pelo Governo para este ano. Apesar dos resultados do primeiro trimestre, há várias medidas que podem deitar por terra o objetivo, como a reposição dos salários e do Iva na restauração. E há ainda as ameaças que vêm da banca, com impacto orçamental.

  • Moscovici avisa que Portugal terá de garantir redução do défice para ter sanção zero
    0:31

    Economia

    O Comissário Europeu para os Assuntos Económicos espera que sejam aplicadas "sanções zero" a Portugal e Espanha, mas deixa claro que, para isso, os dois países terão de dar garantias de redução do défice. Numa entrevista à rádio francesa Europe 1, Pierre Moscovici admitiu que as sanções não são a melhor resposta e defendeu que devem ser encaradas mais como um incentivo do que como uma punição.

  • Vêm aí as sanções. E agora?
    3:02

    Economia

    Os ministros das Finanças europeus deram luz verde para que a Comissão avance com uma proposta de sanção a Portugal e a Espanha. Bruxelas admite reduzir ou mesmo anular o valor da multa, mas avisa que a decisão depende dos argumentos e dos compromissos dos Governos. Só a correcção do défice em 2016 evitará o congelamento de parte dos fundos comunitários em 2017. Mário Centeno diz que não vai passar ao Plano B.

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.