sicnot

Perfil

Economia

Atividade económica diminui em maio e clima económico estabiliza em junho

O indicador de atividade económica diminuiu em abril e maio, depois de ter estabilizado no mês anterior, enquanto o indicador de confiança de clima económico estabilizou em junho, interrompendo a subida desde março deste ano, foi hoje divulgado.

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de atividade económica, disponível até maio, diminuiu de 2,2 pontos em abril, para 2,0 pontos em maio, depois de ter estabilizado em 2,3 pontos em fevereiro, face ao mês anterior.

Já o indicador de clima económico estabilizou em junho, face a maio (nos 1,2 pontos), depois de ter aumentado de 1,0 pontos para 1,1 pontos entre março e abril e de 0,8 pontos para 1,0 pontos entre fevereiro e março.

O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em maio, face a abril (dos 3,3 pontos para 2,2 pontos), refletindo, assim, "o crescimento menos expressivo do consumo corrente", segundo o INE.

No mesmo mês, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) diminuiu devido ao contributo positivo, mas menos acentuado, da componente de material de transporte e ao contributo negativo mais significativo da componente de construção.

Já o índice de produção na indústria desacelerou significativamente em maio, registando uma variação homóloga de 0,4% (1,7% no mês anterior).

No mesmo sentido, o índice de produção da indústria transformadora passou de uma variação homóloga de 0,3% em abril para -2,0% em maio.

Ao nível do comércio externo, as exportações e importações de bens, em termos nominais, apresentaram variações homólogas de -2,3% e -3,6% em maio, respetivamente (-1,7% e -1,0% em abril).

Excetuando combustíveis, as exportações e importações apresentaram variações de 0,8% e de 3,3% em maio (1,2% e 3,5% no mês anterior).

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.