sicnot

Perfil

Economia

Atividade económica diminui em maio e clima económico estabiliza em junho

O indicador de atividade económica diminuiu em abril e maio, depois de ter estabilizado no mês anterior, enquanto o indicador de confiança de clima económico estabilizou em junho, interrompendo a subida desde março deste ano, foi hoje divulgado.

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de atividade económica, disponível até maio, diminuiu de 2,2 pontos em abril, para 2,0 pontos em maio, depois de ter estabilizado em 2,3 pontos em fevereiro, face ao mês anterior.

Já o indicador de clima económico estabilizou em junho, face a maio (nos 1,2 pontos), depois de ter aumentado de 1,0 pontos para 1,1 pontos entre março e abril e de 0,8 pontos para 1,0 pontos entre fevereiro e março.

O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em maio, face a abril (dos 3,3 pontos para 2,2 pontos), refletindo, assim, "o crescimento menos expressivo do consumo corrente", segundo o INE.

No mesmo mês, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) diminuiu devido ao contributo positivo, mas menos acentuado, da componente de material de transporte e ao contributo negativo mais significativo da componente de construção.

Já o índice de produção na indústria desacelerou significativamente em maio, registando uma variação homóloga de 0,4% (1,7% no mês anterior).

No mesmo sentido, o índice de produção da indústria transformadora passou de uma variação homóloga de 0,3% em abril para -2,0% em maio.

Ao nível do comércio externo, as exportações e importações de bens, em termos nominais, apresentaram variações homólogas de -2,3% e -3,6% em maio, respetivamente (-1,7% e -1,0% em abril).

Excetuando combustíveis, as exportações e importações apresentaram variações de 0,8% e de 3,3% em maio (1,2% e 3,5% no mês anterior).

Lusa

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08